Centro de Inteligência Artificial comemora dois anos desenvolvendo pesquisa e inovação

Localizado no InovaUSP, o C4AI estuda o uso da inteligência artificial em temas de grande impacto social e econômico

20/10/2022 - Publicado há 1 ano
[A partir da esquerda] Marcelo Knorich Zuffo, Ana Lúcia Duarte Lanna, Bruno Flach, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Roberto Marcondes Cesar Junior, Raul Gonzalez Lima e Fabio Gagliardi Cozman – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Representantes da USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da IBM se reuniram nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, para comemorar os dois anos de funcionamento do Centro de Inteligência Artificial (C4AI).

Localizado no prédio do InovaUSP, o C4AI desenvolve pesquisas de ponta relacionadas à inteligência artificial, para endereçar temas de grande impacto social e econômico.

“Iniciativas como este Centro de Inteligência Artificial qualificam a Universidade e alavancam todos os cientistas, pois até quem não participa diretamente acaba sendo beneficiado. O papel da Reitoria é o de induzir e dar condições para que os pesquisadores possam desenvolver a melhor pesquisa possível; por isso, já estamos trabalhando para criar outros centros interdisciplinares como esse. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento científico e tecnológico, pois a inovação é uma necessidade da sociedade e beneficia alunos, docentes, empresas e políticas públicas”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O diretor da IBM Research Brasil, Bruno Flach, explicou que “na perspectiva da IBM, o C4AI é uma das formas mais importantes que temos para conectar, traduzir, fazer uma ponte entre a ciência de ponta que está sendo desenvolvida aqui e a tecnologia que pode beneficiar o Brasil e toda a sociedade”.

“Os Centros de Pesquisa redirecionam instituições, pesquisadores, catalisando os esforços e alavancando recursos. Nos últimos dez anos, a Fapesp investiu cerca de R$ 280 milhões em centros de pesquisa como o C4AI e as empresas parceiras investiram R$ 360 milhões”, afirmou o assessor especial da Diretoria Científica da Fapesp, Roberto Marcondes Cesar Junior.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Atualmente, o C4AI possui 139 pesquisadores que desenvolvem estudos em temas como o processamento automático da língua portuguesa com o uso da inteligência artificial, a previsão de condições oceânicas em áreas portuárias, a segurança alimentar, o aperfeiçoamento do diagnóstico e a reabilitação de pessoas que sofreram AVC.

De acordo com o diretor Fabio Gagliardi Cozman, nesses dois anos de existência, o C4AI já publicou 105 artigos e concedeu cerca de 100 bolsas de estudos. Também organizou seminários internacionais, mesas-redondas e atividades voltadas para a transferência de tecnologia e difusão de conhecimento.

Também prestigiaram a cerimônia a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna; o pró-reitor adjunto de Inovação, Raul Gonzalez Lima; o diretor do InovaUSP, Marcelo Knorich Zuffo; e o vice-diretor do C4AI, Cláudio Pinhanez; além de pesquisadores e parceiros do Centro.

Inclusão e Diversidade

+ Mais

USP lança programa que estimula a diversidade entre futuros profissionais da área de inteligência artificial

A comemoração pelos dois anos do C4AI foi marcada pelo lançamento oficial do Programa de Inclusão e Diversidade (PID), um projeto que oferece bolsas de iniciação científica para estudantes de grupos sub-representados, com o propósito de reduzir, na prática, a desigualdade entre os futuros profissionais da área de inteligência artificial no Brasil.

“Esse programa está muito alinhado com o que estamos fazendo nesta gestão. O programa USP Diversa, lançado em agosto, já conseguiu cerca de 300 bolsas para 2023, agregando valor ao investimento da Universidade para o acolhimento dos alunos. A diversidade aumenta a qualidade da nossa pesquisa, modificando o tipo de pergunta que fazemos e ampliando os horizontes dos pesquisadores”, defendeu o reitor.

Renata Wassermann explicou os principais objetivos do Programa de Inclusão e Diversidade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Centro de Inteligência Artificial (C4AI)

Primeiro centro de pesquisa em inteligência artificial da América Latina, o C4AI é resultado de uma parceria da USP com a IBM e a Fapesp. Inaugurado em outubro de 2020, o Centro desenvolve pesquisas de ponta relacionadas à inteligência artificial, para endereçar temas de grande impacto social e econômico.

Além da sede localizada no prédio do InovaUSP, no campus da capital paulista, o C4AI também está presente nos campi de São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba.

O C4AI tem foco inicial em cinco grandes desafios relacionados à saúde, ao meio ambiente, à cadeia de produção de alimentos, ao futuro do trabalho e ao desenvolvimento de tecnologias de Processamento de Linguagem Natural em Português, procurando maneiras de melhorar o bem-estar humano e apoiar iniciativas para diversidade e inclusão.