Cátedra Olavo Setubal oferece bolsas de estudo a graduandos e pós-graduandos

28/11/2018 - Publicado há 5 anos
As inscrições para as bolsas podem ser feitas até o dia 5 de dezembro pela internet – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Estão abertas, até o dia 5 de dezembro, as inscrições para o Programa de Bolsas da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Ligada ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, a Cátedra é resultado de uma parceria com o Itaú Cultural e tem como missão trazer para a Universidade a discussão sobre a cultura no campo expandido, bem como seu papel como agente de mediação e transformação social.

Atualmente, a Cátedra tem como titular a educadora e ativista social Eliana Sousa Silva, professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora fundadora das Redes de Desenvolvimento da Maré, organização não governamental criada em 2007 no Complexo da Maré, um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro, com mais de 140 mil habitantes.

Graduandos e pós-graduandos da USP podem se inscrever para o processo seletivo de bolsas. O edital que regulamenta o programa tem como eixo temático Democracia, Artes e Saberes Plurais e foi publicado no dia 27 de novembro no Diário Oficial do Estado. A iniciativa é uma realização da Cátedra e da Reitoria da USP.

Áreas de atuação

As bolsas terão duração de oito meses, de janeiro a agosto de 2019. Serão oferecidas 20 bolsas para estudantes de graduação, três para alunos de mestrado e três para alunos de doutorado. Os selecionados participarão em três áreas de atuação da Cátedra: Ciclo Centralidades Periféricas; Conexões com a Periferia; e Pontes e Vivências de Saberes.

Os valores das bolsas são R$ 400 para graduandos, R$ 1.200 para mestrandos e R$ 2.200 para doutorandos. Os bolsistas de graduação deverão cumprir carga horária de 20 horas semanais e os pós-graduandos, carga de 30 horas. O custeio do programa é feito por recursos orçamentários da USP vinculados à Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.

As inscrições podem ser feitas neste link. É preciso enviar – também pela internet –  currículo, histórico escolar e uma carta de apresentação, motivação e interesse no tema Periferias e Favelas e suas Correspondência com a Vida Acadêmica.

A seleção dos candidatos habilitados será feita de 6 a 11 de dezembro. Eles serão entrevistados por professores e pesquisadores ligados à Cátedra nos dias 17 e 18 de dezembro. A relação dos beneficiados com as bolsas será divulgada no dia 19 de dezembro.

(Com informações da Divisão de Comunicação do IEA)