Campus de RP amplia e moderniza sistemas de monitoramento e conectividade

Projeto de atualização tecnológica e digital permitirá melhoria no fluxo de informações

Foram instaladas 13 novas câmeras interligadas ao sistema de monitoramento e segurança do campus – Foto: Tulio Calixto – CeTI-RP/STI

O campus da USP em Ribeirão Preto acaba de inaugurar os novos sistemas de monitoramento e conectividade, que estão incorporados ao projeto de atualização tecnológica e digital da Universidade. Os novos sistemas são compostos de uma rede wifi outdoor, ou seja, sem fios ou cabos, com 35 pontos de acesso e, ainda, 13 novas câmeras interligadas ao sistema de monitoramento e segurança do campus. 

Para o superintendente de Tecnologia da Informação (STI) da USP, João Eduardo Ferreira, esse projeto consiste em “alinhar alta tecnologia, segurança e conectividade à comunidade uspiana, com características de robustez, alta performance, qualidade de acesso e grande abrangência, essenciais para o apoio ao ensino, pesquisa e a extensão universitária”. 

+ Mais

USP amplia acesso à rede sem fio em todos os campi

Na cerimônia de inauguração, Ferreira destacou que os novos sistemas no campus são produtos que envolveram três órgãos: a STI, a Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto (PUSP-RP) e a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU), com apoio da Reitoria da Universidade. “Esse projeto só foi possível graças a essas parcerias”, afirmou. 

Já a prefeita do campus, Cláudia Souza Passador, ressaltou a questão da segurança no campus, que registrou queda drástica no numero de ocorrências depois da instalação das câmeras. “Esse é um exemplo da tecnologia a favor da segurança”, disse.  

O superintendente de Prevenção e Proteção Universitária da USP, José Antonio Visintin, considerou que o sistema de monitoramento e de câmeras “é o primeiro investimento, pois será feita uma análise de todo o processo e, onde for possível, serão instalados mais equipamentos”. O superintendente informou também que, no próximo semestre, o campus deverá contar com uma base da Polícia Comunitária.

A cerimônia de lançamento dos novos sistemas foi realizada no dia 2 de dezembro, no campus de Ribeirão Preto – Foto: Vladimir Tasca / SCS – Polo Ribeirão Preto

Avanço

O pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, que representou o reitor Vahan Agopyan na cerimônia, mostrou ser um entusiasta dos avanços da tecnologia da informação e seu impacto em todas as atividades da Universidade. 

“O professor Vahan foi feliz na escolha das pessoas que estão à frente desse processo, pois são pessoas pragmáticas”, afirmou. Carlotti também citou a necessidade atual de um fluxo de informação cada vez mais rápido e eficiente para que o ensino e a pesquisa se tornem cada vez mais interdisciplinares. 

O secretário executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Américo Ceiki Sakamoto, ressaltou que o projeto trouxe para o campus uma estrutura de primeiro mundo em conectividade, “como nas grandes cidades do mundo”, além da melhoria na segurança e do aumento da velocidade na transmissão de dados. 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.