Aula magna de secretário de Ciência e Tecnologia e inaugurações marcam 70 anos da EESC

As inaugurações incluíram o novo Espaço Minerva, a entrega das obras de reforma da Biblioteca/Anexo e a denominação do Bloco E-1, que recebeu o nome de “Prof. Theodoreto de Arruda Souto”

13/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 02/03/2023 as 16:35
Vahan Agopyan  falou sobre os desafios do ensino superior na aula magna proferida na EESC – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No último dia 10 de fevereiro, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) promoveu a aula magna Os desafios do ensino superior, proferida pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-reitor da USP, Vahan Agopyan. Na oportunidade, também foi realizada a cerimônia de denominação do Bloco E-1, a inauguração do Espaço Minerva e a entrega das obras de reforma da Biblioteca/Anexo.

A aula magna e as inaugurações marcaram o início da programação comemorativa dos 70 anos de atividades da escola, que deverá se estender pelo ano todo. A EESC lançou um hotsite com informações históricas, depoimentos e a programação de eventos.

“Nesse movimento de interiorização do ensino superior, as faculdades foram criadas no interior de uma maneira diferente das faculdades da capital e não como uma cópia delas. Essas faculdades vieram com características diferentes, formação diferente, espírito diferente, o que faz com que a Universidade tenha uma diversidade muito grande. E aqui, em São Carlos, vocês conseguiram fazer uma escola de engenharia de nível internacional”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura da cerimônia.

O diretor da EESC, Edson Cezar Wendland (à esquerda), entrega uma homenagem ao reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A EESC é uma unidade que se modernizou muito”, disse o reitor, mencionando a nova infraestrutura inaugurada naquela ocasião. “Quando temos um lugar agradável e moderno para estudar ou trabalhar, nós nos dedicamos mais”, complementou.

O diretor da EESC, Edson Cezar Wendland, fez uma apresentação em que resgatou os momentos marcantes da trajetória da Escola ao longo dos anos. “O que fazemos na EESC é acolher todos os estudantes, dar a todos a melhor formação técnica possível e também formar cidadãos. Todos devem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Wendland.

Em seguida, o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, deu início à sua aula magna. Agopyan, que é ex-reitor da USP, falou sobre a “quarta missão da Universidade”, que ele define como o papel da instituição de “auxiliar os governos, em diversos níveis, a formular políticas públicas mais bem elaboradas”. Transformar o resultado de nossa pesquisa em uma proposta de política pública é muito importante. Tivemos experiências na pandemia e mostramos que, com conhecimento, combatemos uma crise sanitária gravíssima”, afirmou.

(Da esq. p/ dir.) O secretário Vahan Agopyan, o diretor da EESC, Edson Cezar Wendland; o diretor eleito da Escola, Fernando Martini Catalani; e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na reinauguração da Biblioteca, que passou por um processo de reforma – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nova infraestrutura

A programação das comemorações do aniversário de 70 anos da EESC incluiu a cerimônia de denominação do Bloco E-1, a inauguração do Espaço Minerva e a entrega das obras de reforma da Biblioteca/Anexo.

O Espaço Minerva integra o Anfiteatro Jorge Caron, o Anfiteatro Luiz Gastão de Castro Lima e o Salão Primavera. O Bloco E-1 recebeu o nome de “Prof. Theodoreto de Arruda Souto”, que foi o primeiro diretor da EESC.

A Biblioteca/Anexo passou por um processo de reforma. Essa remodelação objetiva criar um espaço integrado para convivência, estudo, pesquisa e trabalho cooperativo de alunos, grupos de extensão e de atividades acadêmicas complementares.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.

História

As atividades da EESC tiveram início oficialmente no dia 18 de abril de 1953, quando foi proferida a aula inaugural, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro de São Carlos. A Escola alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade, reconhecida como A Capital da Tecnologia.

Sua evolução e desdobramento resultaram na criação das demais unidades que compõem o campus – Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU).

A EESC oferece 10 cursos de graduação e 11 programas de pós-graduação, todos com níveis de mestrado e doutorado, e possui quase 4 mil estudantes, 172 docentes e 293 servidores técnicos e administrativos.

O Espaço Minerva integra o Anfiteatro Jorge Caron, o Anfiteatro Luiz Gastão de Castro Lima e o Salão Primavera – Foto: Marcos Santos/USP Imagens