Foto: Divulgação/USP

Atividades da edição virtual da Feira USP e as Profissões foram vistas mais de um milhão de vezes

Sucesso do evento foi comemorado em reunião com representantes das Comissões de Cultura e Extensão Universitária e da Superintendência de Tecnologia da Informação

22/09/2020
Por Adriana Cruz
Arte: Beatriz Abdalla/Jornal da USP

Os números da primeira edição virtual da Feira USP e as Profissões foram superlativos. Durante os dois dias de realização do evento, 3 e 4 de setembro, foram promovidas 766 palestras; 754 bate-papos ao vivo sobre os cursos oferecidos pela Universidade; orientação vocacional promovida pelo Instituto de Psicologia; 60 atividades culturais, como apresentações musicais da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e do Coralusp; 72 atividades científicas, como o passeio virtual pelo Parque CienTec e o Show da Física; além da transmissão de mais de 2.200 horas de vídeos exclusivos.

Toda essa programação feita especialmente para o formato digital e promovida por 167 expositores, entre Unidades de Ensino e Pesquisa, Museus, Centros e Institutos, além de Órgãos da Reitoria, foi vista mais de um milhão de vezes por visitantes de todos os Estados brasileiros e de mais 40 países, como Portugal, Estados Unidos, Peru, Argentina, Alemanha e Reino Unido.

A Feira USP e as Profissões Digital foi assim:

20200923_icone_palestra-online
0
palestras
0
atividades
culturais
20200923_icone_teatro
0 horas
de transmissão de vídeos exclusivos
0
expositores
20200923_icone_professor-online
0 bate-papos
ao vivo e palestras de
orientação vocacional
20200923_icone_ciencia
0
atividades
científicas
0
de pageviews
20200923_icone_mouse

A realização da feira virtual, já tradicional em seu formato presencial promovido há quase vinte anos no interior e na capital, foi o desafio encarado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

“Nosso objetivo foi o de mostrar a grandiosidade da USP, principalmente neste momento em que há certos setores que querem nos atacar”, ressaltou a pró-reitora Maria Aparecida Machado, durante uma reunião promovida no dia 21 de setembro com as equipes das Comissões de Cultura e Extensão e de Tecnologia de Informação das Unidades de Ensino e Pesquisa.

O reitor Vahan Agopyan destacou a criatividade dos docentes, servidores técnicos e administrativos e alunos que atuaram na Feira para “transformar uma dificuldade em um sucesso. Este é um grande exemplo do trabalho social que a Universidade faz”.

Para o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira, a Feira serviu como um importante aprendizado. “Fomos capazes de aprender mais sobre esse tipo de transmissão, em uma estrutura de larga escala, sem interrupção e de alta alcançabilidade”, afirmou.

Em breve, todo o material produzido pela PRCEU deverá estar acessível no site da Feira.

O que escolher? - Foto: PRCEU/USP
Experimentos científicos - Foto: PRCEU/USP
Ciência da Computação - Foto: PRCEU/USP
Design - Foto: PRCEU/USP
Artes Dramáticas - Foto: PRCEU/USP
Debate Osusp - Foto: PRCEU/USP
Enfermagem - Foto: PRCEU/USP
Fonoaudiologia - Foto: PRCEU/USP
Direito - Foto: PRCEU/USP
Educação Física - Foto: PRCEU/USP
Geofísica - Foto: PRCEU/USP
Medicina Veterinária - Foto: PRCEU/USP
PRG - Foto: PRCEU/USP
Psicologia - Foto: PRCEU/USP
Relações Públicas - Foto: PRCEU/USP

Algumas das atividades desenvolvidas pelas Unidades durante a Feira.


.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.