Aplicativo Guia USP ajuda novos alunos a se localizar nos campi da Universidade

O aplicativo contém mapas da USP, com a localização das faculdades, bancos, restaurantes e pontos de ônibus

22/02/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/12/2018 as 12:37

Para ajudar os novos estudantes a se localizar melhor nos campi da Universidade, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) – em parceria com a Superintendência de Comunicação Social (SCS), a Superintendência do Espaço Físico (SEF) e as Prefeituras dos campi – acaba de lançar o aplicativo Guia USP, o mais novo app oficial da Universidade, desenvolvido para informar, proteger e facilitar a vida da comunidade universitária.

“Este aplicativo é mais um passo no processo de digitalização e disponibilização de informações da Universidade. Afinal, um campus inteligente não pode prescindir de bons aplicativos que forneçam informações importantes para tornar o dia a dia da comunidade USP mais fácil, ágil e seguro”, afirma o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

O aplicativo abre com o mapa do campus onde o usuário se encontra, apontando inclusive sua exata localização. A indicação de bancos, bibliotecas, faculdades, restaurantes e outros pontos pode ser configurada de acordo com o interesse de cada um.

O usuário também pode procurar locais no campus, traçar rotas de um ponto a outro e obter informações sobre os lugares. O Guia USP ainda permite a busca por telefones de pessoas e órgãos da Universidade – funcionalidade que foi incorporada de outro aplicativo, o Telefones USP, que deverá ser desativado.

Para o campus da Capital está disponível uma funcionalidade extra, que é o acompanhamento em tempo real dos ônibus circulares das duas linhas que servem a Cidade Universitária.

Como explica o professor da Poli e coordenador do grupo responsável pelo desenvolvimento de aplicativos móveis da STI, Jun Okamoto Jr., “o Guia USP utiliza informações provenientes de diversos sistemas e bancos de dados. Por exemplo, a funcionalidade de acompanhar os ônibus circulares só existe na Cidade Universitária, pois o app utiliza o serviço da SPTtrans que fornece a localização de todos os ônibus da cidade de São Paulo. Dessa forma, essa funcionalidade só será possível em outros campi se houver um serviço similar prestado pelas prefeituras locais”.

O desenvolvimento do aplicativo utilizou a base de dados da SCS, que cadastra e mantém atualizada a localização dos pontos de interesse, as informações fornecidas pela SEF e prefeituras dos campi.

Aplicativos USP

O Guia USP é o mais novo aplicativo oficial da Universidade, que já conta com outros sete apps: Cardápio USP, Telefones USP, Bibliotecas USP, Jornal da USP, Campus USP, e-Card e Entreartes.

Os aplicativos estão sendo cada vez mais utilizados pela comunidade, e um dos mais populares é o Cardápio USP, que já conta com 10 mil downloads para IOS e 15 mil para Android. Como próximo esforço, a STI pretende integrar os aplicativos desenvolvidos até o momento em um único pacote, para facilitar o acesso, e lançar, ainda no primeiro semestre de 2018, um novo app para apoiar visitas a museus e monumentos da USP.

Todos os aplicativos são gratuitos e podem ser encontrados nas lojas Apple e Google Play.

Veja, a seguir, os aplicativos USP:

Cardápio USP: lançado em 2010, foi o primeiro aplicativo oficial da Universidade. Desenvolvido em parceria com a Superintendência de Assistência Social (SAS), o app mostra os cardápios semanais dos restaurantes administrados pela Superintendência. É o aplicativo mais utilizado pela comunidade uspiana. Em 2017, o app foi atualizado e passou também a proporcionar a compra e a consulta de créditos para utilização nos restaurantes.

Telefones USP: lançado em 2011. Permite a busca por telefones de docentes, funcionários e órgãos da Universidade. Como essas funcionalidades foram incorporadas pelo Guia USP, esse aplicativo deve ser desativado em breve.

Bibliotecas USP: lançado no começo de 2015, o aplicativo permite ao usuário consultar os acervos de todas as Bibliotecas do SIBi, reservar e renovar empréstimos, verificar o histórico de empréstimos, a lista de reservas e os livros emprestados, além de conter informações sobre as bibliotecas da USP.

Jornal da USP: lançado em agosto de 2016, o aplicativo traz as principais notícias da Universidade, os eventos e ainda permite acompanhar ao vivo a programação da Rádio USP de São Paulo e de Ribeirão Preto. Esse aplicativo incorporou os apps anteriores Notícias USP e Eventos USP.

Campus USP: lançado em setembro de 2016, é um canal de comunicação para registrar ocorrências de segurança e monitoramento dos campi. Outra funcionalidade é o sistema de alerta, que pode ser acionado pelo usuário durante caminhadas a pé.

e-Card USP: lançado em outubro de 2017, é a carteirinha digital da Universidade. Substitui a carteirinha física e pode dar acesso aos restaurantes e bibliotecas.

Entreartes: lançado em novembro de 2017, o aplicativo disponibiliza informações sobre as atividades culturais e permite o acúmulo de pontos virtuais que podem ser trocados por recompensas.