Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Aplicativo Campus USP ganha novas funcionalidades na Cidade Universitária

Alunos e funcionários do Campus do Butantã têm ainda mais recursos disponíveis para reportarem ocorrências e emergências ocorridas na Cidade Universitária

14/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 16/03/2023 as 15:18

Texto: João Pedro Abdo

O aplicativo Campus USP agora tem novas funcionalidades disponíveis para os alunos, docentes e funcionários técnicos e administrativos que frequentam a Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo.  Agora, os usuários desse campus podem reportar ocorrências de descarte irregular de resíduos e problemas com transporte público (circulares), árvores e ciclofaixas.

Outra novidade do aplicativo é que a comunidade universitária poderá receber notificações relacionadas a situações de emergências ocorridas no campus, como, por exemplo, a disponibilização de vans na estação do metrô para que os estudantes possam chegar ao campus numa eventual paralisação no transporte público.

“Um canal de comunicação mais direto e imediato diante de situações de emergência possibilita que os usuários participem mais ativamente da gestão do espaço”, destaca a prefeita do campus da Capital e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Raquel Rolnik.

Lançado em 2016, o Aplicativo Campus USP foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e está disponível para todos os campi da Universidade e pode ser baixado gratuitamente na App Store ou na Google Play.

Usando a geolocalização do dispositivo, o sistema identifica automaticamente em qual campus o usuário se encontra e facilita que ocorrências sejam reportadas à guarda universitária e à administração dos espaços físicos da Universidade.

Além disso, o aplicativo também facilita a comunicação com a Guarda Universitária, sem a necessidade de que os usuários guardem os números de telefone para contato, por exemplo.

IMG-4239

O app está disponível na App Store e na Google Play

O superintendente de Prevenção e Proteção Universitária e professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), José Antonio Visintin, lembra que a participação de toda a comunidade uspiana também é um avanço possibilitado pelo aplicativo. “O Campus USP, associado a outros sistemas, possibilitou que todos participem da segurança, ou seja, uma segurança compartilhada”, afirma

Conheça todas as funcionalidades do app, que podem variar dependendo do campus em que a aplicação for utilizada:

Aplicativo Campus USP

Tela inicial: Aqui o usuário tem acesso a todas as funcionalidades do aplicativo Campus USP.

Chamada de Emergência: Usuários podem entrar em contato com a segurança do campus em que estiverem através deste botão. O aplicativo identifica automaticamente em qual dos campi USP o usuário está.

Registrar Ocorrência: Se passar ou presenciar uma situação de perigo ou observar algum dano no espaço físico ou nos serviços dos campi, o usuário pode reportar a ocorrência de maneira rápida e prática, enviando imagens, áudios ou descrevendo a situação por mensagem de texto.

Mapa de Segurança: Ocorrências reportadas são informadas publicamente através do mapa. Todos os usuários têm acesso ao tipo de ocorrência e ao lugar do campus onde foi registrada.

Entrar em alerta: Ao acionar esta funcionalidade pelo tempo desejado, um aviso é enviado à segurança do respectivo campus. Em caso de perigo real, é só agitar o aparelho. É uma ferramenta ideal para quem anda pelos campi à noite, por exemplo.