Angel Gurría fala sobre pandemia, economia e meio ambiente em evento do IEA

À frente da OCDE desde 2006, Gurría deixará a organização no final de maio e se tornará pesquisador do Instituto de Estudos Avançados

06/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 14/05/2021 as 15:08
Foto: Reprodução

Um evento on-line promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) nesta quinta-feira, dia 6 de maio, marcou o início de uma aproximação formal entre a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a USP.

“Espero que esse evento seja o começo de uma longa caminhada e que cada vez mais possamos integrar as atividades da nossa Universidade com as atividades da OCDE e, com isso, contribuir tanto para a organização quanto para os nossos governos federal e estadual”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, ministrou a palestra OCDE e USP: reconfigurando o mundo a partir do conhecimento, em que falou, entre outros assuntos, sobre os caminhos possíveis para uma sociedade global impactada por processos transformacionais como a pandemia da covid-19, as mudanças climáticas e o uso de tecnologias da informação.

“A pandemia da covid-19 trouxe muita dor, sofrimento e incertezas, mas também trouxe a possibilidade de um novo começo, de reconstruir melhor o futuro, e, para isso, devemos trabalhar juntos, reunir nossas forças e know-how. É a única maneira de garantir uma recuperação verdadeiramente sustentável. Nossa parceria com a USP contribuirá muito para essa empreitada”, explicou Gurría, que em maio deixará o cargo de secretário-geral da OCDE, que ocupa desde 2006, e deverá se tornar pesquisador do Instituto de Estudos Avançados.

O diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, ressaltou ainda que “há uma afinidade basilar entre a OCDE e a USP: o valor que ambas atribuem ao conhecimento como fundamento para avançarmos rumo a uma sociedade humana que seja próspera nas dimensões material e cultural, que combine equidade e diversidade, que seja inovadora e esteja em harmonia com a natureza”.

O evento também contou com a participação do representante do Brasil na OCDE, embaixador Carlos Márcio Cozendey; do coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint), Alberto Pfeifer; do ex-ministro das Relações Exteriores e Professor Emérito da USP, Celso Lafer; do vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes; do ex-reitor Jacques Marcovitch, entre outras personalidades.

.