USP é a única da América Latina entre as 200 melhores do mundo

O ranking chinês Academic Ranking of World Universities (ARWU) classificou a USP entre as 200 melhores universidades do mundo

17/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/08/2017 as 11:39

O Academic Ranking of World Universities (ARWU), elaborado consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, classificou a USP entre as 200 melhores universidades do mundo e como a instituição latino-americana mais bem colocada, ficando no grupo entre a 151ª e a 200ª posição. O ranking, divulgado no último dia 15 de agosto, avaliou mais de 1.300 instituições e classificou as 500 primeiras.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) ficaram no grupo entre a 301ª e a 400ª posição. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficaram no grupo entre a 401ª e a 500ª posição. A listagem completa pode ser conferida no site do ARWU.

Harvard manteve a liderança do ranking, seguida por Stanford. Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (3ª posição) e de Oxford (7ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.