Planejar as ações, compartilhar experiências e projetar o futuro. Estas foram as três premissas do Encontro de Dirigentes de 2024, que reuniu cerca de 100 diretores e vice-diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa, institutos, museus e órgãos centrais da Universidade. O evento foi realizado na Sala do Conselho Universitário, no dia 5 de dezembro.
“A palavra excelência permeia os seis pilares da gestão: ensino, pesquisa e extensão; valorização das pessoas; aprofundamento das relações com a sociedade; políticas de inovação; desenvolvimento sustentável; e responsabilidade econômica e financeira”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Em sua apresentação, o reitor falou sobre os principais projetos nas áreas-fim, como o programa de apoio ao aprimoramento do ensino da graduação; a promoção de cinco cursos de formação para docentes; o programa de bolsas para licenciaturas, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação; a criação da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU); a implementação do novo modelo da pós-graduação; o programa De Volta à Escola: Eu na USP; os auxílios de permanência estudantil, que ultrapassaram o número de 15 mil estudantes beneficiados; a ampliação da Rede de Escuta Ecos de Saúde Mental; o fortalecimento e qualificação de acordos e parcerias estratégicas internacionais; e a criação de centros como o Centro de Micologia Médica da América Latina (CMM Latam), fruto de uma parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e a Universidade de Exeter.
Carlotti destacou a posição da USP nas edições mais recentes dos rankings de universidades e a presença relevante dos pesquisadores da USP em classificações como a da Clarivate Analytics, divulgada no último dia 19 de novembro.
Sobre a contratação de novos docentes, de 2022 a 2024, já foram liberados 1.359 cargos, dos quais 638 foram contratados pelas escolas e faculdades. Em relação aos servidores técnicos e administrativos, foram distribuídos 789 cargos, dos quais 531 já foram providos e 258 foram autorizados ou estão em fase de concurso.
O reitor mencionou, também, o ciclo de encontros do curso Desenvolvimento para Liderança e Gestão Administrativa, promovido pela Coordenadoria de Administração Geral (Codage). Os treinamentos, realizados na cidade de São Pedro, começaram a ser oferecidos no mês de abril e contaram com uma programação que incluiu dinâmicas, interações e palestras sobre temas ligados à gestão pública, liderança, recursos humanos e administração, além de temas específicos da realidade acadêmica. Foram 11 turmas, reunindo um total de 1.901 pessoas, que exercem cargos de chefias em diversos níveis, funções e unidades, além de assistentes técnicos e chefes de departamento.
Como projetos a serem implementados, o reitor citou a criação do programa USP Sustentável e a implementação da plataforma de pesquisa conjunta da Fiocruz e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), ambos com previsão para início em 2025.
Reflexões estratégicas
A vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, fez uma exposição sobre a estruturação dos sistemas de governança e gestão no âmbito da Vice-Reitoria, com a criação de ferramentas para padronização dos procedimentos de solicitação de professor doutor, temporário e visitante. “Até janeiro de 2026, dois a cada dez professores da USP terão sido contratados por meio dos procedimentos desenvolvidos pela Vice-Reitoria”, afirmou.
Como parte do item “Reflexões Estratégicas”, assim definido pela vice-reitora, Maria Arminda citou a assinatura com a Defensoria Pública de termo de ocupação do Edifício Duque de Caxias; os eventos alusivos aos 90 anos, como o concerto da Orquestra Sinfônica da USP, na Sala São Paulo, e a apresentação da cantora Marisa Monte; e a exposição itinerante USP 90 Anos: uma jornada imersiva pelos nossos museus.
A secretária-geral da Universidade, Marina Gallotini, fez uma apresentação a respeito do processo de trabalho das comissões que fazem parte do Conselho Universitário: Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA), Comissão de Legislação e Recursos (CLR) e Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP).
Em seguida, foi aberto um painel de diálogo com os pró-reitores da USP – Aluísio Segurado (Graduação), Adenilso Simão (adjunto da Pró-Reitoria de Pós-Graduação), Paulo Nussenzveig (Pesquisa e Inovação), Marli Quadros Leite (Cultura e Extensão) e Ana Lúcia Duarte Lanna (Inclusão e Pertencimento) -, em que os participantes da reunião tiveram a oportunidade de fazer questionamentos.
Ligando os pontos
A parte da tarde foi dedicada à realização de quatro workshops: Contribuição da USP para a Sociedade, Pesquisa e Inovação na USP, Comunicação da USP e Sustentabilidade na USP, promovidos nos espaços do Centro de Difusão Internacional (CDI) e do Centro de Inovação da USP (InovaUSP). Os grupos foram moderados pelos pró-reitores e superintendentes, com o apoio dos assessores do Gabinete do Reitor.
Após os workshops, foi realizada uma plenária geral, intitulada Ligando os pontos, para discutir, a partir das relatorias dos grupos de trabalho, como os programas, projetos e ações da USP se alinham com as políticas de gestão acadêmica da Universidade.