USP concede título de Professor Emérito a Gutemberg de Melo Rocha “in memoriam”

A cerimônia será realizada nesta sexta-feira, dia 12 de maio, às 11h

09/05/2023 - Publicado há 12 meses
Gutemberg de Melo Rocha
Professor Gutemberg de Melo Rocha – Foto: João Neves/USP Ribeirão Preto

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP concede o título de Professor Emérito a Gutemberg de Melo Rocha nesta sexta-feira, dia 12 de maio in memoriam. O título, outorgado aos professores aposentados que se destacam pela notável contribuição para o progresso da unidade, foi aprovado pela Congregação da faculdade no dia 26 de abril de 2022.

A cerimônia será realizada no Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto, às 11h, e a presença deve ser confirmada pelo e-mail cerimonial@fmrp.usp.br.

Trajetória do professor Gutemberg de Melo Rocha

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o professor Gutemberg, como era mais conhecido, realizou o mestrado em Pediatria e doutorado em Medicina pela USP, além de estagiar em Medicina da Família e Atenção Básica na University of British Columbia.

Sua principal linha de pesquisa foram os modelos experimentais em doenças parasitas, tendo publicado 58 artigos, dois livros e participado de 90 trabalhos em anais de eventos, além de ter orientado mais de uma centena de estudantes.

Durante sua carreira, foi chefe do Departamento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos e presidente do Conselho de Representantes do Centro de Atenção Primária e Saúde da Família da FMRP, além de membro fundador da Sociedade Paulista de Parasitologia e ouvidor do Campus da USP de Ribeirão Preto.

O professor Gutemberg faleceu em 26 de setembro de 2021 e, em nota, a FMRP destacou sua carreira. “A comunidade de alunos e ex-alunos da FMRP reconhece no professor Gutemberg um marco na história da unidade, pois ele sempre valorizou as atividades de graduação com discussões longas e prazerosas ao lado dos pacientes, partilhando a enorme experiência clínica. O reconhecimento fica registrado com o Prêmio Gutemberg de Melo Rocha às atividades de destaque na graduação, conferido pelo Centro Acadêmico Rocha Lima (CARL) da FMRP desde 2004.”

Ainda na nota, a FMRP lembrou que sua carreira de dedicação foi registrada em 2013 pelo programa Globo Repórter da TV Globo (clique aqui para assistir). Durante a entrevista, Gutemberg revelou que “tão importante quanto conhecer a doença que o homem tem é conhecer o homem que tem a doença. É importante conhecer o que existe em torno da vida do doente”.