Ciências Humanas
Ciências Humanas
Religião não é fator isolado mais importante para aceitação da teoria da evolução nas escolas
Novas análises mostram que outros aspectos socioculturais, como percepção social da ciência e questões socioeconômicas, têm peso maior para a aceitação da teoria evolutiva
Empatia e opinião prévia são determinantes para posicionamento de estudantes sobre as cotas
Dez anos após a implementação da lei de cotas, estudo realizado no Instituto de Psicologia da USP destaca vivências de estudantes cotistas e investiga o perfil de quem se posiciona contra e a favor do sistema de cotas
Falta literatura afro-brasileira nos livros didáticos do ensino médio
Pesquisa desenvolvida na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da USP constata que poucas obras e autores afro-brasileiros são apresentados aos alunos do ensino médio
Como, por que e para que a sociedade criou e sustenta um influenciador digital?
Ensaio da revista “RuMoRes” traz uma discussão sobre essas pessoas que “ditam regras” sociais, culturais e políticas por meio de programas, vídeos e canais
De ocupar a Praça da Sé a “ensacar” monumentos: como a arte independente interveio em São Paulo durante a ditadura?
Grupos de artistas independentes, como Viajou sem Passaporte, 3Nós3 e D’Magrela, atuaram durante a ditadura militar por meio de intervenções artísticas que buscavam a interação com o público e com os espaços públicos da cidade
Dinheiro digital: pesquisa sobre criptomoedas inaugura novo ramo de estudos no direito
O trabalho, que recebeu o Prêmio Capes de Tese e será lançado como livro, também investiga a mumbuca, uma moeda social criada pela Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro
Capacidades artísticas e atléticas podem estar evoluindo por seleção sexual, sugere estudo intercultural
Ao serem questionados sobre suas habilidades e vida amorosa e competitiva, brasileiros e tchecos apresentaram um padrão compatível com o que sugeriu Darwin em um de seus livros
Experimento mostra como diferentes odores podem influenciar a percepção visual de emoções
Pesquisadores da USP mediram com que velocidade os participantes do estudo reconheciam expressões de alegria, tristeza, raiva, nojo ou medo. Voluntários foram inadvertidamente expostos a diferentes cheiros durante os testes
Mobilização popular, negociação social e acolhimento à mulher são chaves para avanços na descriminalização do aborto
Em seu mestrado, pesquisadora fez uma análise comparativa dos processos de ampliação do acesso a direitos reprodutivos na América Latina entre 2000 e 2020
Pesquisa revela mutações genéticas que deram origem aos humanos modernos
Pesquisadores da Universidade de Barcelona mapearam a origem de variações genéticas que caracterizam a nossa espécie, explica a professora e especialista Tábita Hünemeier, do Instituto de Biociências da USP
Olhar masculino pautou imprensa negra do início do século 20 defendendo mulher dedicada ao lar
Contra o racismo e por “elevação de classe”, o modelo idealizado por homens se afastava da realidade das mulheres negras, pela dificuldade de acesso à educação, necessidade de trabalhar e forte presença delas no movimento negro. Discurso muda no final da década de 1920
Ideologias de branqueamento que envolvem a mestiçagem podem incentivar a manutenção do racismo
Pesquisa realizada com professores que atuaram num projeto de extensão em uma escola de ensino fundamental mostra que o letramento racial de educadores pode ajudar no combate à discriminação
Estudo aponta como redes sociais podem retardar disseminação de desinformação
Para o professor Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da USP, o ponto de partida para se lutar contra a desinformação envolve compreender o que são as “bolhas de consenso” na Internet
Pesquisa internacional sugere que videogames podem estimular inteligência de crianças
Para o educador Francisco Tupy, entender como crianças interagem com jogos eletrônicos é essencial para o desenvolvimento cognitivo e para ampliar as possibilidades de aprendizagem em sala de aula
Jovens mães desconhecem a importância dos primeiros seis anos de vida para o futuro das crianças
Aquelas com mais idade, escolaridade e renda mostraram algum conhecimento sobre os impactos dessa fase na vida dos filhos. Superproteção, menor busca por informações e descontrole no uso de eletrônicos pelas crianças foram mais presentes nas mães de primeira viagem e nas mais jovens
Religião não é fator isolado mais importante para aceitação da teoria da evolução nas escolas
Novas análises mostram que outros aspectos socioculturais, como percepção social da ciência e questões socioeconômicas, têm peso maior para a aceitação da teoria evolutiva
Empatia e opinião prévia são determinantes para posicionamento de estudantes sobre as cotas
Dez anos após a implementação da lei de cotas, estudo realizado no Instituto de Psicologia da USP destaca vivências de estudantes cotistas e investiga o perfil de quem se posiciona contra e a favor do sistema de cotas
Falta literatura afro-brasileira nos livros didáticos do ensino médio
Pesquisa desenvolvida na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da USP constata que poucas obras e autores afro-brasileiros são apresentados aos alunos do ensino médio
Como, por que e para que a sociedade criou e sustenta um influenciador digital?
Ensaio da revista “RuMoRes” traz uma discussão sobre essas pessoas que “ditam regras” sociais, culturais e políticas por meio de programas, vídeos e canais
De ocupar a Praça da Sé a “ensacar” monumentos: como a arte independente interveio em São Paulo durante a ditadura?
Grupos de artistas independentes, como Viajou sem Passaporte, 3Nós3 e D’Magrela, atuaram durante a ditadura militar por meio de intervenções artísticas que buscavam a interação com o público e com os espaços públicos da cidade
Dinheiro digital: pesquisa sobre criptomoedas inaugura novo ramo de estudos no direito
O trabalho, que recebeu o Prêmio Capes de Tese e será lançado como livro, também investiga a mumbuca, uma moeda social criada pela Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro
Capacidades artísticas e atléticas podem estar evoluindo por seleção sexual, sugere estudo intercultural
Ao serem questionados sobre suas habilidades e vida amorosa e competitiva, brasileiros e tchecos apresentaram um padrão compatível com o que sugeriu Darwin em um de seus livros
Experimento mostra como diferentes odores podem influenciar a percepção visual de emoções
Pesquisadores da USP mediram com que velocidade os participantes do estudo reconheciam expressões de alegria, tristeza, raiva, nojo ou medo. Voluntários foram inadvertidamente expostos a diferentes cheiros durante os testes
Mobilização popular, negociação social e acolhimento à mulher são chaves para avanços na descriminalização do aborto
Em seu mestrado, pesquisadora fez uma análise comparativa dos processos de ampliação do acesso a direitos reprodutivos na América Latina entre 2000 e 2020
Pesquisa revela mutações genéticas que deram origem aos humanos modernos
Pesquisadores da Universidade de Barcelona mapearam a origem de variações genéticas que caracterizam a nossa espécie, explica a professora e especialista Tábita Hünemeier, do Instituto de Biociências da USP
Olhar masculino pautou imprensa negra do início do século 20 defendendo mulher dedicada ao lar
Contra o racismo e por “elevação de classe”, o modelo idealizado por homens se afastava da realidade das mulheres negras, pela dificuldade de acesso à educação, necessidade de trabalhar e forte presença delas no movimento negro. Discurso muda no final da década de 1920
Ideologias de branqueamento que envolvem a mestiçagem podem incentivar a manutenção do racismo
Pesquisa realizada com professores que atuaram num projeto de extensão em uma escola de ensino fundamental mostra que o letramento racial de educadores pode ajudar no combate à discriminação
Estudo aponta como redes sociais podem retardar disseminação de desinformação
Para o professor Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da USP, o ponto de partida para se lutar contra a desinformação envolve compreender o que são as “bolhas de consenso” na Internet
Pesquisa internacional sugere que videogames podem estimular inteligência de crianças
Para o educador Francisco Tupy, entender como crianças interagem com jogos eletrônicos é essencial para o desenvolvimento cognitivo e para ampliar as possibilidades de aprendizagem em sala de aula
Jovens mães desconhecem a importância dos primeiros seis anos de vida para o futuro das crianças
Aquelas com mais idade, escolaridade e renda mostraram algum conhecimento sobre os impactos dessa fase na vida dos filhos. Superproteção, menor busca por informações e descontrole no uso de eletrônicos pelas crianças foram mais presentes nas mães de primeira viagem e nas mais jovens
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS
O que contam os fantasmas? Uma pesquisa sobre experiências, narrativas e leituras em São Luís, Maranhão
Por Gabriela Lages Gonçalves, doutoranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
Instituto de Ciências Biomédicas da USP – 55 anos de excelência em ensino, pesquisa, extensão e inovação
Por Patrícia Gama e Carlos Pelleschi Taborda, diretora e vice-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP
As águas invisíveis no Censo 2022
Por Leonardo Capeleto de Andrade, Fernando Schuh Rörig e Ricardo Hirata, pesquisadores do Centro de Pesquisas de Água Subterrânea (Cepas) da USP