Workshop de Dança Contemporânea Negra é uma das atrações da Semana de Arte e Cultura da USP

Evento acontece na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP como parte da programação da Semana de Arte e Cultura da Universidade; workshop é aberto ao público e acontece dia 27

23/09/2022 - Publicado há 2 anos
Semana de Arte e Cultura acontecerá entre os dias 26 e 30 de setembro – Ilustração/EEFE

+ Mais

Campi da USP realizam a Semana de Arte e Cultura

Entre os dias 27 e 29, a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP participará da 25ª edição da Semana de Arte e Cultura apresentando, no dia 27, a partir das 11h30, o Workshop de Dança Contemporânea Negra em Imagens. A apresentação terá lugar no Bloco D da EEFE. Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição acessando o formulário neste link.

O workshop será ministrado por Suarrily Santos, estudante de graduação de Educação Física e membro do grupo de estudos em Pesquisa do Movimento Humano, ambos na EEFE. Ele tem se utilizado da coreografia para poder apresentar as potencialidades e resistências presentes na dança contemporânea negra, que, segundo ele, poderão resgatar a memória e o significado das ações corporais expressos nos movimentos apresentados. Assim, “promove-se através da arte uma ressignificação expressiva dos movimentos criados a partir de um olhar e de uma inquietação negra”, conta Suarrily.

Suarrily Santos – Foto: Arquivo pessoal

Além deste workshop, no dia 27, também no salão D, às 12h15, haverá um workshop de dança de salão, cujos participantes aprenderão forró. Já no dia 28, às 11h30, ocorrerá uma apresentação de dança e ginástica seguida por um workshop de ginástica artística organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica da USP. O evento se encerra dia 29, a partir das 11h30, com o EEFE Show, no qual os participantes poderão apresentar seu lado artístico por meio de danças, músicas ou poesia, por exemplo.

Todas as atividades do evento são abertas e gratuitas ao público. Podem participar estudantes, professores, funcionários da Universidade e comunidade externa.

A Semana de Arte e Cultura chega a sua 25ª edição, entre os dias 26 e 30 de setembro, em todos os campi da USP. O evento faz parte do calendário acadêmico e é coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

“A Semana de Arte e Cultura segue tendo um poder especial de chamar a atenção para a importância da arte e da cultura na Universidade, e estimular toda a comunidade acadêmica a promover e participar de atividades”, define a PRCEU sobre a Semana de Arte e Cultura da USP, que foi criada em 1997.

Este ano, o evento retorna ao modelo presencial. Sua última edição ocorreu em 2019, antes da pandemia de covid-19.

Saiba mais para ver a programação completa da Semana de Arte e Cultura da USP em: @culturanausp @eefeusp