USP sedia lançamento do livro “Gênero e Saúde: uma articulação necessária”

Evento na Faculdade de Saúde Pública da USP terá uma roda de conversa com docentes da área de saúde coletiva e preventiva, além de uma das autoras do livro; lançamento ocorre no dia 14 de setembro, às 18h

13/09/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Pixabay

No dia 14 de setembro, às 18 horas, será lançado o livro Gênero e Saúde: uma articulação necessária, no auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O evento terá uma roda de conversa com as professoras da FSP Cristiane da Silva Cabral e Carmen Simone Grilo Diniz, e a convidada Elaine Reis Brandão, uma das autoras do livro. A obra está disponível nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora Fiocruz – e digital, por meio da plataforma SciELO Livros.

Escrito por Elaine Reis Brandão e Fernanda de Carvalho Vecchi Alzuguir, ambas do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ), a publicação reúne reflexões acumuladas pelas autoras em suas experiências de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática de gênero, na área da saúde coletiva. A proposta do livro é apresentar abordagens qualificadas sobre a articulação entre gênero e saúde. De acordo com as autoras, esta necessidade se impõe como uma tarefa cada vez mais urgente diante das muitas desigualdades sociais em saúde que se evidenciaram no contexto da pandemia de covid-19.

Uma das principais implicações do gênero na saúde citadas pelas professoras é a sobrecarga feminina em relação à questão do cuidado, gerando esgotamento físico, mental, abandono de postos de trabalho, desemprego e adoecimento. Em cinco capítulos, a obra se desenvolve apresentando “os íntimos entrelaçamentos entre os estudos históricos, sociológicos e antropológicos sobre gênero, os estudos sociais da ciência e tecnologia e o campo da saúde, que foram se consolidando ao longo da segunda metade do século 20 até o presente”, conforme afirmam as autoras.

Partindo de um panorama histórico sobre gênero, as autoras se debruçam sobre a questão dos direitos sexuais e reprodutivos e discutem a importância da abordagem interseccional, mostrando como marcadores sociais de gênero, classe, etnia, geração e raça se articulam mutuamente produzindo hierarquias sociais em saúde. Segundo as autoras, o volume se propõe a dialogar com pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde, gestores públicos, ativistas de movimentos sociais organizados e com o público em geral interessado no debate sobre gênero e saúde.

Para participar do lançamento do livro não é necessário realizar inscrição previamente. A Faculdade de Saúde Pública da USP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715 – São Paulo.

Com informações da Editora Fiocruz