Seminário inédito na USP vai debater a importância das Políticas de Ações Afirmativas

Iniciativa é promovida por um dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e reúne diversos convidados

06/12/2022 - Publicado há 1 ano
Foto: Reprodução

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, promove nesta semana o I Seminário sobre Políticas de Ações Afirmativas: perspectivas, desafios e potencialidades. O evento será on-line, de 7 a 9 de dezembro, e contará com dez mesas de discussão com diferentes convidados.

Professor Paulo Daniel Farah – Foto: Arquivo pessoal

“Este seminário sobre Políticas de Ações Afirmativas se propõe a debater um tema urgente: a necessidade de consolidar e ampliar as ações afirmativas, incluindo diversas estratégias, entre as quais as cotas para pessoas negras, indígenas, trans, pessoas com deficiência e pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário”, descreve o professor Paulo Daniel Farah, responsável pelo evento. Ele considera que é necessário transformar o corpo discente, o corpo docente e os quadros de gestão das universidades brasileiras. “A intenção é debater e elaborar estratégias para impulsionar essas e outras mudanças, incluindo o reconhecimento e a incorporação de saberes de grupos historicamente subalternizados”, justifica.

Farah é professor na FFLCH, coordenador do PPGHDL, do Grupo de Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e dos projetos Produção, difusão e repercussão do conhecimento científico: universidade, sociedade e grupos vulneráveis, fruto de uma parceria entre a USP e a ONU, e Universidade em transformação

+ Mais

Empatia e opinião prévia são determinantes para posicionamento de estudantes sobre as cotas

Lei de Cotas completa 10 anos e mostra-se efetiva na promoção de diversidade e inclusão

A respeito da importância das ações afirmativas, o professor destaca o papel de combate a preconceitos e violências que as políticas podem cumprir. “As ações afirmativas são necessárias em um país marcado por racismo estrutural e estruturante, xenofobia contra pessoas do Sul global e transfobia, entre outras formas de opressão que geram exclusão e violências múltiplas: física, psicológica e também epistêmica”, afirma.

O PPGHDL adota políticas de ações afirmativas dirigidas a candidatos autodeclarados pretos, indígenas, pessoas com deficiência, trans e em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário. Em 2022, o PPGHDL reservou 80% das vagas do edital do processo seletivo. O evento apresentará pesquisas realizadas ou em desenvolvimento no PPGHDL a respeito do tema. Além da reserva de vagas, o programa possui parcerias com movimentos da sociedade civil para promover cursos preparatórios para a pós-graduação.

Confira a programação do evento com os links de acesso:

Dia 7/12 – Quarta-feira

(10h às 12h) Mesa de Abertura – “Nossos passos vêm de longe”: 10 anos da Lei de Cotas rumo à consolidação das ações afirmativas

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (homenageada no seminário)

Paulo Daniel Elias Farah

Ricardo Alexino Ferreira

Artur Oriel Pereira

Elisabete da Silva Montesano

(14h às 16h) Mesa: O protagonismo de movimentos sociais no ingresso de estudantes negra/o/es, indígenas e refugiada/o/es na pós-graduação

Frei David, Educafro

Alessandra Garcia Lucio, Itéramãxe

Paulo Daniel Elias Farah

Mediação: Teresa Cristina Teles

(17h30 às 19h) Mesa: Acesso e permanência de pessoas indígenas na pós-graduação

Silmara de Fátima Cardoso (Guajajara)

Adriano Boro Makuda (Boé Boróro)

Alvaro de Azevedo Gonzaga (Guarani-Kaiowa)

Mediação: Ayvone Carvalho

(19h30 às 21h) Apresentações de pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado do PPGHDL sobre o tema, além de relatos de experiências

Dia 8/12 – Quinta-feira

(10h às 12h) Mesa: Sentidos e avaliação de aspectos educacionais, políticos e jurídicos das ações afirmativas

Debora Cristina Jeffrey

Maria Angélica Souza Ribeiro

Mediação: Claudine Dutra Melo

(14h às 16h) Mesa: O direito ao acesso e permanência para pessoas trans e travestis na universidade

Jaqueline Gomes de Jesus

Gabrielle Weber

Mediação: Silvana de Souza Nascimento

(19h às 21h)  Apresentações de pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado do PPGHDL e outros PPGs da FFLCH sobre o tema, além de relatos de experiências

Dia 9/12 – Sexta-feira

(10h às 12h) Mesa: Processos de implantação de cotas para pessoas com deficiência no ensino superior

Sandra Filomena Wagner Kiefer

Eucenir Fredini Rocha

Mediação: Gabrielle Silva Carvalho

(14h às 16h) Mesa: O Movimento Negro Unificado e sua participação na luta por cotas raciais no Brasil

Regina Lúcia Santos

Milton Barbosa (Miltão)

José Adão de Oliveira

Lenny Blue de Oliveira

Mediação: Rosana Rufino

(19h às 21h) Apresentações de pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado do PPGHDL e outros PPGs da FFLCH sobre o tema, além de relatos de experiências

Foto: Reprodução

O programa promoveu alterações em seu regulamento a fim de apoiar a inclusão e a permanência na universidade de grupos historicamente marginalizados no Brasil. Além disso, o PPGHDL promove regularmente palestras, debates, rodas de conversa, projetos e seminários sobre o tema.

Mais informações:paulof@usp.br