Seminário discute relação dos movimentos sociais com a circulação de políticas públicas LGBTI+

Evento apresenta pesquisa realizada por pós-doutorando do Centro de Estudos da Metrópole, que identifica importância da atuação de ativistas sociais em diferentes localidades do Brasil

28/09/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) promove nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, às 14 horas, o seminário Movimentos Sociais e Circulação de Políticas Públicas: Movimento e Política LGBTI+ em uma Perspectiva Multinível. O evento será gratuito e terá transmissão ao vivo pela página do CEM no Youtube.

O evento ocorre na Biblioteca Florestan Fernandes, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Matheus Mazzilli Pereira, pós-doutorado pelo CEM e professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é o responsável pela apresentação.

Pereira apresenta o seminário tendo como base uma pesquisa de sua autoria. O trabalho procura identificar agentes e mecanismos que atuaram para a circulação de políticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexos (LGBTI) no Brasil. O professor discute como ativistas de movimentos sociais que atuaram na gestão pública, e em partidos políticos, construíram o que o pesquisador denomina arquitetura de ativismo multinível, que lhes permitiu contribuir para a circulação das políticas para LGBTI+ entre diferentes unidades e níveis da federação.

A circulação dessas políticas foi examinada em cinco unidades de observação: o governo federal, o governo do Estado do Rio de Janeiro e os governos municipais de São Paulo, Campinas e Fortaleza. Os resultados obtidos apontam centralidade na atuação dos movimentos sociais. No artigo que servirá de base para a apresentação, o autor analisou o processo de circulação de duas políticas para LGBTI+: os centros de referência LGBTI+ e o chamado “tripé da cidadania”, demanda do movimento que consistia na construção de um órgão, um conselho e um plano de políticas para LGBTI+ pelas administrações públicas.

Osmany Porto de Oliveira, professor do curso de Relações Internacionais e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), será comentarista do evento. Já a moderação será feita por Renata Bichir, coordenadora da Área de Pesquisa do CEM e professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

+ Mais

Comunidade trans na USP cria rede de apoio e pesquisa para incentivar a permanência estudantil

O CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Sediado na FFLCH-USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o centro é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

Saiba mais: https://centrodametropole.fflch.usp.br