Se você é jovem ainda, amanhã velho será; saiba como cuidar da saúde no envelhecimento

Evento da USP com médicos e especialistas busca diminuir preconceitos com a população idosa e trazer conhecimentos para um envelhecimento saudável

 03/10/2022 - Publicado há 2 anos
Evento terá transmissão ao vivo e o objetivo é trazer conhecimento sobre saúde, movimento e protagonismo do idoso – Foto: PRCEU-USP

 

Para comemorar o Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a ONG Instituto Sempre em Movimento (ISM) promove o 2º Simpósio Interdisciplinar Envelhecer Sustentável. Haverá participação de médicos e especialistas que discutirão o etarismo – preconceito com pessoas idosas -, longevidade ativa, sexualidade e saúde mental no envelhecimento. 

O evento será dia 7 de outubro, das 9 às 18 horas, em modalidade híbrida, no Auditório Civi-co em Pinheiros, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo em link que será enviado por e-mail aos cadastrados. É necessário fazer inscrição através deste link

O simpósio

O Simpósio Interdisciplinar Envelhecer Sustentável é um programa de intervenção multidisciplinar, com o objetivo de trazer conhecimento sobre saúde, movimento e protagonismo do idoso. Para isso, reúne especialistas e médicos que analisem essas questões. É realizado pelo ISM, junto ao Hospital Universitário (HU) da USP e o Laboratório de Fisiologia do Envelhecimento da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Na agenda do simpósio, cada palestrante confirmado trará um tema de sua especialidade. A atividade começa com O movimento que cura, com Amanda Costa, especialista em Treinamento de Força na Saúde e Performance pela USP e diretora do ISM, junto a Cássia Suzuki, doutora em medicina oftalmológica na USP.

Em seguida, Alex Kalache, gerontólogo e Phd em Epidemiologia pela Universidade de Oxford (Reino Unido), com mais de 40 anos de estudo sobre o envelhecimento, fará a análise de Desafios para um bom envelhecer em um país despreparado; Mônica Vasconcelos, especialista em Qualidade na Comunicação pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com 12 anos de estudo sobre o vínculo afetivo para o bem-estar e saúde do idoso, e Anderson Mendes, professor do curso de pós-graduação em Suicidologia na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), vão falar de Saúde mental e rede de confiança na longevidade.

Mais tarde, às 14 horas, Francisco Luciano Pontes, especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina (Incor/FM) da USP, falará da Fragilidade dos idosos: prevenção e tratamento; e Márcio Atalla, educador físico com especialização em Nutrição pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, vai falar de Longevidade ativa.

Tal hora, Egídio Dorea, médico do HU e coordenador do Programa USP 60+, discutirá sobre A percepção do envelhecimento e suas consequências; e Carmita Abdo, professora da FMUSP, apresenta a palestra Ressignificando a vida sexual na longevidade. Confira os horários de cada palestra aqui.

Para favorecer o protagonismo do idoso, o ISM utiliza três pilares como base de desenvolvimento de inclusão direcionado à longevidade ativa e sustentável: movimento, cultura e educação. Cada um se relaciona com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo os ODS número três (saúde), quatro (educação) e dez (desigualdade). Por meio destes propósitos da ONU, o instituto busca discutir saúde e redução da desigualdade com a população idosa

Serviço 

2º Simpósio Interdisciplinar Envelhecer Sustentável
7 de outubro, das 9 às 18 horas
Auditório CIVI-co (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 – Pinheiros, São Paulo)
Inscrição: on-line e gratuita pelo link.

 Saiba mais

 https://jornal.usp.br/tag/egidio-dorea/ 

 Mais informações: Kelly Casarin, tel. (11) 98262-0148, e-mail kelly.casarin@gbr.com.br

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.