Palestra reflete sobre condições de acolhida aos refugiados no Brasil

Evento no Centro Universitário Maria Antonia, da USP, terá participação de Jean Katumba, presidente da Pacto pelo Direito de Migrar (PDMIG) “África do Coração”,  Laura Lopes, diretora do Instituto ADUS, e Luciana Maltchik Capobianco, fundadora da ONG Estou Refugiado

30/01/2023 - Publicado há 1 ano
Foto: UNHCR/ACNUR Américas/Flickr

Nos primeiros dias do ano, o Itamaraty anunciou a reintegração do Brasil ao Pacto Global de Migração da ONU, que estabelece compromissos para a gestão de fluxos migratórios seguros. O Ministério das Relações Exteriores afirmou, em comunicado, que o retorno do Brasil ao pacto reforça o compromisso do governo brasileiro com a proteção e a promoção dos direitos dos mais de 4 milhões de brasileiros que vivem no exterior. A medida também sinaliza uma maior abertura para a promoção de direitos humanos de migrantes e refugiados que chegam ao País. De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e a Agência da ONU para refugiados (Acnur), até o final de 2021 existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no Brasil.

Quais são as reais condições de acolhida aos refugiados no Brasil e o que se pode aprender com a experiência brasileira, até agora? Para discutir essa questão, o Centro MariAntonia da USP promove uma palestra nesta terça-feira, 31, das 18 às 21 horas, no edifício Rui Barbosa do centro, com entrada gratuita.

+ Mais

Pesquisadores da USP lançam o primeiro relatório sobre islamofobia no Brasil

Os palestrantes serão Jean Katumba, presidente da Pacto pelo Direito de Migrar (PDMIG) “África do Coração”,  Laura Lopes, diretora do Instituto ADUS, e Luciana Maltchik Capobianco, fundadora da ONG Estou Refugiado. A conversa tem o intuito de questionar como andam a recepção e a inclusão de refugiados na comunidade, em face das reais capacidades de acolhimento atuais. De acordo com a organização, a ideia do evento é refletir sobre a capacidade da sociedade de arcar com a oferta de bens tangíveis e intangíveis, para que refugiados e migrantes se sintam acolhidos.

O evento tem o apoio da Ápis Cultural – um grupo de professores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento que tem o objetivo de refletir com a população temas de interesse da sociedade – e do Bairro com Vida – movimento que atua em Higienópolis, Santa Cecília, Vila Buarque e Consolação, com ações comunitárias e de cidadania.

Palestra: O que se pode aprender com a acolhida aos refugiados no Brasil?
Onde:  Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo à estação Higienópolis do Metrô
Quando: 31 de janeiro, das 18 às 21 horas
Quanto: Grátis