O futebol como ferramenta para melhor entender as questões sociais

Doutorando da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP ministrará o curso on-line Migração e Futebol, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo

 Publicado: 05/08/2022
Foto: PxHere

 

No período de 3 de setembro a 22 de outubro, o jornalista Guilherme Silva Pires, doutorando em Mudança Social e Participação Política na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, ministrará na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo o curso de extensão on-line Migração e Futebol. As inscrições, também on-line, podem ser feitas neste endereço. As aulas virtuais serão aos sábados, das 9 às 12 horas.

O objetivo do programa é discutir os aspectos da sociedade contemporânea e questões das ciências humanas através do futebol; incentivar estudos interdisciplinares mostrando como diferentes áreas de pesquisa dialogam com o futebol e o campo esportivo; abordar temáticas extremamente atuais, como a globalização e a questão migratória.

Trata-se de um curso diferente de outros existentes, por utilizar o esporte (neste caso, o futebol) como elemento de análise de pautas contemporâneas com característica interdisciplinar, podendo ser atrativo para diferentes profissionais, estudantes e pesquisadores. A ideia é mostrar como o esporte dialoga com várias áreas de pesquisa.

Mais informações: (11) 3124-9600, na PUC-SP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.