Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de The Lancet e Freepik

Medicina da USP participa de edição especial de revista científica discutindo racismo e xenofobia na saúde

Evento lançará a série de materiais desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e internacionais debatendo a saúde a partir de uma perspectiva humanizada

 16/12/2022 - Publicado há 1 ano

Texto: Redação

A Faculdade de Medicina (FM) da USP lança próxima segunda-feira, dia 19, a partir das 15 horas, a série The Lancet sobre racismo, xenofobia, discriminação e a determinação da saúde. Com diversos conteúdos públicos na revista científica The Lancet, o material visa debater a saúde a partir de uma perspectiva humanizada, não apenas patológica.

No Brasil, a série faz parte de uma edição especial da revista intitulada Advancing racial and ethnic equity in science, medicine, and global health. No site da revista já é possível acessar alguns materiais sobre a questão. Os conteúdos presentes e as decisões editoriais vão ser discutidos no evento com o apoio da The Lancet representada por Taissa Vila, editora-chefe do The Lancet Regional Health Americas. E por Delan Devakumar, coordenador da Série e fundador do Race & Health, coletivo internacional formado por acadêmicos, artistas, ativistas e formuladores de políticas para investigar como o racismo e a discriminação afetam a saúde.

+ Mais

Racismo, xenofobia e vulnerabilidades afetam saúde mental de mulheres imigrantes e refugiadas

No Brasil, os conteúdos possuem contribuição de docentes da FM e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento de lançamento será presencial no Anfiteatro da Anatomia na FM, mas também será transmitido de forma simultânea em formato on-line. Para participar basta se inscrever neste link. 

A programação contará com diversos pesquisadores e especialistas na área de interseccionalidades práticas de saúde. A USP será representada pela docente da FM Maria Fernanda Tourinho Peres, que discutirá racismo e violência policial, e Marcia Thereza Couto, que fará uma apresentação sobre interseccionalidade como proposta para enfrentar o racismo na saúde.

Além delas, também estará Adriana Alves, coordenadora da divisão Mulheres, Relações Étnico-raciais e Diversidade da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da Universidade. Ela comentará a respeito do racismo no ambiente acadêmico.

Haverá também outros palestrantes, pesquisadores da Bahia e fora do Brasil. Entre essas pessoas, estará Priscila de Morais Sato, Professora adjunta do Departamento de Ciências da Nutrição da UFBA e Membra do Race & Healt. Ela discutirá sobre racismo, meio ambiente e saúde.Junto a ela, estará Fernanda Lopes, diretora do programa do Fundo Baobá para Equidade Racial e integrante do GT Racismo e Saúde da Abrasco. Ela discutirá sobre o racismo no sistema de saúde brasileiro.

Saiba mais: imprensa@fm.usp.br 

* Com informações da Assessoria de Comunicação da FMUSP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.