Fotomontagem: Jornal da USP - Fotos: Freepik e Pexels

Matemática exercita o raciocínio e estimula o pensamento ativo em idosos

Palestras destinadas, preferencialmente, à comunidade USP 60+ serão proferidas, nos dias 6 e 27 de maio, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) pelo Professor Titular Sênior do Instituto, Valdemar Setzer

03/05/2023 - Publicado há 11 meses

Texto: Camilly Rosaboni

Arte: Gabriela Varão

Nos próximos dias 6 e 27 de maio, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, o Professor Titular Sênior do Departamento de Comunicação do IME, Valdemar Setzer, irá proferir duas palestras de divulgação da matemática voltadas especialmente ao público do Programa USP 60+. “Não há limite para o aprendizado. A matemática é um recurso fantástico para as pessoas exercitarem o raciocínio e manterem o pensamento ativo”, afirma o docente do IME. Os encontros, gratuitos, também estarão disponíveis a todas as pessoas interessadas. Para participar, é necessário se inscrever pelo formulário.

As palestras abordam temas que não são ministrados no ensino médio, com o objetivo de estimular o aprendizado de matemática e desmistificar as dificuldades associadas à disciplina. As aulas fazem parte do programa Embaixadores da Matemática do IME, que leva docentes do instituto a escolas e faculdades para discutir a matemática de uma forma interativa, com uma didática que desperte o interesse de seus aprendizes.

Programação

Cada palestra terá cerca de duas horas de duração. No dia 6 de maio, às 9 horas, no IME, o tema será Os surpreendentes conceitos de infinito na geometria, em conjuntos de números e no mundo físico. Partindo de suas inúmeras palestras, o professor publicou um livro de mesmo nome e que será utilizado no encontro. O livro está disponível neste link.

A palestra contará com a explicação sobre o encontro de paralelas no infinito; consideração histórica sobre a perspectiva linear; resultados surpreendentes sobre conjuntos de números, e a discussão do infinito no mundo físico sobre  itens infinitamente pequenos e grandes.

No dia 27, no mesmo horário, a temática a ser abordada é Sistemas numéricos. Por que os computadores usam os sistemas binário e hexadecimal?. Os alunos poderão compreender a utilização de sistemas numéricos nos computadores, juntamente a aplicações de potências e progressões geométricas.

Foto: Freepik:

O computador processa as informações utilizando o sistema binário – Foto: Freepik

A primeira palestra dedicada ao público 60+ ocorreu no dia 25 de março e também foi ministrada pelo professor Valdemar Setzer. A cada aula, os participantes podem responder a avaliações para apresentar seu aproveitamento durante a palestra. Entre os comentários dos alunos presentes no último encontro, estiveram: “A matemática é linda mesmo”, “a palestra me deu um deslumbre de como perceber a matemática na harmonia da natureza” e “uma das melhores aulas sobre o tema que já assisti”. Todas as avaliações de palestras anteriores podem ser vistas neste link

Ao Jornal da USP, Setzer fala sobre a diferença no aprendizado do grupo de 60 anos ou mais, em comparação com jovens. “As pessoas com mais idade costumam ser mais participativas, por ter menos inibição. Geralmente, os jovens têm mais medo de errar. Eu tenho uma grande admiração pelas pessoas de idade que continuam querendo aprender. O ser humano deveria aprender a vida inteira”, complementa o professor.

Ensino limitador

Para o professor do IME, a matemática é particularmente importante para exercitar o desenvolvimento cognitivo por ser uma disciplina objetiva e segura. “Ela é igual para todos. Por exemplo, existe a possibilidade de provar um teorema de várias maneiras, mas o teorema sempre vai ser o mesmo”, exemplifica Setzer. No entanto, muitos estudantes brasileiros ainda encontram resistência no aprendizado da disciplina.

De acordo com os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2021, divulgado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP), aproximadamente 96,6% dos alunos do ensino médio terminam a escola com um desempenho em matemática abaixo do esperado. Na prática, a proficiência na disciplina escolar pode ser equivalente a de um estudante do 7º ano do ensino fundamental, uma defasagem de quase seis anos. “A matemática é o maior problema educacional do Brasil”, afirma Setzer.

Setzer explica que a limitação do aprendizado se dá, sobretudo, pelo método de ensino das escolas atuais. “A matemática não é ensinada de uma maneira que entusiasme os alunos, e eles, por sua vez, não conseguem se identificar com ela e aprender com as aulas”, conta ele.

Para o professor do IME, é interessante causar uma aproximação com o aluno, trazendo a biografia dos pensadores apresentados, ilustrações geométricas para facilitar a visualização e promovendo didáticas que insiram o estudante nas aulas, com brincadeiras e questionamentos.

Valdemar W. Setzer, professor do IME USP - Foto: Reprodução / IRIB

Em seu livro A matemática pode ser interessante… e linda!, Setzer apresenta os Vinte pecados capitais em uma aula de matemática, que, na sua visão, dificultam o ensino da disciplina. Entre os erros cometidos na aprendizagem, estão: fazer a explicação de costas para os alunos; aulas sem aplicações práticas e sem questionamentos aos alunos; dar a mesma aula em classes diferentes, ignorando suas diferenças, entre outros. O livro está disponível neste link.

Embaixadores da Matemática

Desde 2015, professores e pesquisadores do IME organizam palestras avulsas e gratuitas de matemática para estudantes em escolas ou faculdades públicas e privadas, por meio do projeto Embaixadores da Matemática. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IME.

O objetivo do projeto é abordar diferentes temas da matemática para instigar o interesse dos alunos, buscando transformar a imagem estigmatizada da matemática. Até 2023, os embaixadores realizaram 124 palestras, em 87 instituições, com mais de 6 mil participantes.

Para solicitar as palestras, basta acessar o site dos Embaixadores da Matemática, pelo link. As aulas podem ser realizadas nas instituições solicitantes ou no próprio IME, na Cidade Universitária, em São Paulo. Por questões de logística, as escolas que demandam deslocamento superior a 90 quilômetros são atendidas apenas em casos excepcionais.

Serviço