USP São Carlos abre inscrições para bolsa de pós-doutorado em ensino de computação

Terão prioridade na seleção candidatas que se identificam com o gênero feminino, pretas, pardas ou indígenas; foco do projeto é o ensino de computação para crianças e adolescentes

 Publicado: 09/01/2025 às 15:00
A imagem mostra quatro mulheres negras em um ambiente de sala de aula, com uma delas usando um laptop. Elas parecem estar envolvidas em uma atividade de ensino ou aprendizado de computação
Mulheres pretas, pardas e indígenas terão prioridade na seleção para bolsa de pós-doc em ensino de computação – Foto: Pikaso/Freepik

 

A USP São Carlos oferece uma oportunidade para quem já concluiu o doutorado e deseja desenvolver atividades de pesquisa para a criação e a avaliação de estratégias de ensino de computação a crianças e adolescentes. A vaga de pós-doutorado é vinculada à Rede de Ensino Brasileira para Engenharias e Ciências Exatas (REBECA), sendo destinada, prioritariamente, para candidatas que se identificam com o gênero feminino, pretas, pardas ou indígenas.

Recém-aprovada em chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Rede é coordenada pela professora Lina Garcés, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Quem for selecionada receberá uma bolsa mensal de pós-doutorado júnior do CNPq no valor de R$ 5,2 mil para dedicação integral às atividades de pesquisa, de forma presencial, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional do ICMC.

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“Com essa vaga, queremos impulsionar a pesquisa e a implementação de abordagens pedagógicas inovadoras no ensino de computação para crianças e adolescentes, com ênfase em metodologias de ensino interativas, inclusivas e motivadoras”, destaca Lina.

Para participar do processo seletivo, é preciso enviar, até o dia 27 de janeiro, os seguintes documentos, em formato pdf, para o e-mail da professora (linagarces@usp.br):

  • Currículo Lattes atualizado;
  • Lista de publicações científicas ou projetos anteriores relacionados ao ensino de computação ou tecnologias educacionais;
  • Autodeclaração de pertencimento étnico-racial, conforme modelo disponível neste link;
  • Foto atualizada;
  • Carta de motivação, explicando o interesse pela vaga e os objetivos de pesquisa;
  • Nomes e contatos de pelo menos dois pesquisadores ou professores que possam fornecer cartas de recomendação.

Podem se candidatar pessoas que já tenham obtido o doutorado em educação, computação ou áreas afins, com foco no ensino de computação para crianças e adolescentes. É fundamental, ainda, ter experiência prévia em pesquisa ou desenvolvimento de projetos de ensino de computação ou computação aplicada à educação, bem como conhecimento sobre ferramentas e tecnologias educacionais voltadas para o público-alvo do projeto, tais como: jogos educativos, programação visual, robótica educativa etc.

Um diferencial que será considerado durante a seleção é a experiência em ambientes de ensino formal ou não formal. Para saber mais, acesse o documento detalhando a chamada para a vaga de pós-doutorado.

Serviço – Oportunidade de pós-doutorado no ICMC
Público-alvo: pessoas com doutorado que desejam desenvolver atividades de pesquisa para a criação e a avaliação de estratégias de ensino de computação a crianças e adolescentes.
Quando: inscrições até 27 de janeiro; enviar documentação por e-mail para a professora Lina Garcés (linagarces@usp.br)
Confira os requisitos para ocupar a vaga e demais detalhes acessando o documento disponível neste link: https://icmc.usp.br/e/391a2

Texto: Denise Casatti, da Assessoria de Comunicação do ICMC/USP


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