Curso organizado por docentes da USP auxilia profissionais da saúde no cuidado das mulheres

Plataforma de saúde possibilita capacitação a trabalhadores e estudantes em direitos humanos de mulheres e meninas; seminário também discute efeitos da covid-19 na saúde sexual e reprodutiva

 10/02/2023 - Publicado há 1 ano
Programa Avançado em Direitos Humanos e Saúde de Mulheres e Meninas será ministrado on-line – Imagem: reprodução / Plataforma Região e Redes

 

A Plataforma Região e Redes está com inscrições abertas para o  Programa Avançado em Direitos Humanos e Saúde de Mulheres e Meninas. O curso, organizado por docentes do Departamento de Política, Gestão e Saúde, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, será ministrado on-line, na plataforma Google Meet, às quartas-feiras, das 10 às 12 horas, a partir do dia 15 de março. Para participar, é necessário se inscrever pelo link.  

O curso é voltado para profissionais da saúde e da assistência social ou estudantes de áreas ligadas ao cuidado, com formação média e superior. O objetivo do programa é disponibilizar conhecimento, experiências e boas práticas no cuidado de mulheres e meninas, trazendo especialistas das áreas da saúde, educação, direito, políticas públicas, sociologia e economia e movimentos sociais. 

De acordo com a Plataforma Região e Redes, “as equipes de saúde e seus profissionais podem desempenhar um papel estratégico na defesa dos direitos bem como na orientação das usuárias do sistema de saúde que possam ter seus direitos negligenciados ou negados”. Além disso, ressalta que a educação profissional de qualidade contribui para diminuir as desigualdades que afetam a saúde da população.

Programação 

O curso é dividido em seis módulos, totalizando 120 horas (60 horas de aulas e outras 60 para estudos). Serão indicadas bibliografia e filmografia com horas reservadas no currículo do curso, que constarão no certificado de conclusão. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas no canal de YouTube da Plataforma Região e Redes. Entre os módulos, cinco já estão definidos, sendo eles:

  • Direitos humanos: lutas e conquistas – processo histórico (4h)
  • Direitos humanos e políticas públicas de saúde (8h)
  • Direitos humanos e saúde de mulheres e meninas (32h)
  • Determinantes sociais, econômico e ambientais de saúde (10h)
  • Desenvolvimento sustentável e equitativo e saúde (6h)

Mais informações: regiaoredes@gmail.com / @regiaoredes

 

Seminário Muito além do vírus: efeitos da COVID-19 na saúde sexual e reprodutiva no Brasil acontece na FSP da USP – Imagem: divulgação

 

A Faculdade de Saúde Pública  (FSP) da USP, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), também vai realizar o seminário Muito além do vírus: efeitos da COVID-19 na saúde sexual e reprodutiva no Brasil, nos dias 14 e 15 de fevereiro, a partir das 9h30. O evento ocorrerá de modo presencial no auditório João Yunes, na FSP, e será transmitido pelo canal do YouTube da FSP. As inscrições para participar serão realizadas no próprio local do seminário.

O objetivo do evento é trazer reflexões sobre o cenário brasileiro pós-pandemia da covid-19, a partir da saúde sexual e reprodutiva. A discussão será feita com  pesquisadores, pós-graduandos, alunos e alunas de graduação e de Iniciação Científica, que vão trazer um balanço sobre dados, pesquisas, métodos e indicadores, além das lacunas do conhecimento neste âmbito.

Programação

No primeiro dia, 14 de fevereiro, às 9h30, o seminário se inicia abordando os Indicadores da saúde reprodutiva a partir da pandemia de covid-19. Em seguida, às 14 horas, será discutida a Dinâmica contraceptiva e intenção reprodutiva na pandemia de covid-19: desafios metodológicos e resultados empíricos. O primeiro dia de seminário se encerra com o tema Os efeitos da pandemia sobre a saúde materna no Brasil

No dia seguinte, 15 de fevereiro, no mesmo horário, o seminário terá continuidade com o tema Aborto: dados, pesquisas, lacunas, demandas e conquistas. Mais tarde, 13h30, serão tratadas as Transições conjugais e parentalidade no contexto da pandemia. Por fim, encerrando o evento, às 15h45, haverá a análise da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 2023, a partir de seus Desafios, continuidades, mudanças, novidades – o que teremos na nova pesquisa sobre fecundidade e saúde reprodutiva.

Mais informações: fsp@usp.br / fsp.usp 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.