Montagem de Jornal da USP com imagens de Freepik 

Cursinhos populares da USP abrem inscrições para professores voluntários

Educadores com interesse em lecionar nos cursinhos preparatórios podem se inscrever em diversas opções de disciplinas, em São Paulo e no interior; saiba como participar

 08/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 10/02/2023 as 9:17

Texto: Camilly Rosaboni

Arte: Joyce Tenório

Tem vontade de dar aula em um cursinho da USP? Então, agora é a sua chance. Pelo menos nove cursinhos populares ligados à Universidade estão com inscrições abertas para professores voluntários que estejam estudando ou já estejam formados em disciplinas escolares. Algumas vagas exigem um esquema completo de imunização, com a segunda dose de reforço (4ª dose) da vacina contra covid-19. Veja a seguir uma lista dos cursinhos com inscrições abertas.

+ Mais

Pensando no próximo vestibular? Cursinhos populares da USP abrem inscrições

Cursinho Popular Clarice Lispector

O Cursinho Popular Clarice Lispector, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, tem processo seletivo aberto para aulas presenciais, de manhã e aos sábados. As vagas disponíveis são para lecionar aulas de geografia, filosofia, matemática, biologia e redação. Neste link, é possível encontrar um manual sobre as atividades a serem desempenhadas pelo educador, junto ao calendário das aulas, eventos internos do cursinho, organização dos simulados e muito mais. As inscrições podem ser feitas no formulário disponível neste link até as vagas serem preenchidas por completo. 

Contato: https://linktr.ee/cursinhocpcl / Instagram: @cursinhocpcl

Cursinho Popular da Psicologia

O Cursinho Popular da Psicologia, situado no Instituto de Psicologia (IP) da USP, teve sua criação em 1997, por um grupo de estudantes que buscava levar conhecimento a jovens e adultos de camadas populares, assim como aumentar as chances de entrada e permanência dessas pessoas nas universidades públicas.

O cursinho do IP está com inscrições abertas para professores voluntários. As pessoas interessadas devem mandar um e-mail para cursinhopsico.contratacao@gmail.com até 19 de fevereiro. As aulas são na modalidade presencial e as vagas a serem preenchidas são para as disciplinas de biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química, sociologia, apoio psicossocial, gramática, inglês e interpretação de texto. O cursinho ressalta que a prioridade de vagas será dada às pessoas negras e LGBTQIAP+.

E-mail: cursinhopsico.secretaria@gmail.com / Instagram: @cursinhodapsico

Cursinho Popular da Poli

O Cursinho Popular da Poli, mantido por estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi criado em 1987 pelo então diretor da Poli, Décio Leal de Zagottis. O objetivo do cursinho é democratizar o conhecimento através do acesso ao ensino superior, como uma alternativa de resistência à monetização da educação.

O cursinho da Poli está com inscrições abertas para professores voluntários nas disciplinas de história, geografia, matemática, física, biologia, química, português e inglês. Para se inscrever, basta preencher o formulário no link, disponível até o dia 19 de fevereiro. As aulas acontecem no período noturno, na modalidade presencial, no prédio do Biênio da Poli, e on-line em plataformas digitais de ensino.

E-mail: contato@cursinhopoliusp.com / Instagram: @cursinhopoliusp

Cursinho Popular da FFLCH

O Cursinho Popular da FFLCH, criado e gerenciado por alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em 2015, para dar oportunidades a jovens de baixa renda de ingressarem no ensino superior.

O cursinho da FFLCH possui vagas na modalidade presencial, nas disciplinas de atualidades, biologia, espanhol, filosofia, física, geografia, história, inglês, matemática, português, química e sociologia. Neste link, é possível encontrar o edital com mais informações sobre o processo seletivo do cursinho, desde a inscrição à classificação, assim como o calendário de aulas. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de fevereiro, pelo link

Contato: https://linktr.ee/cursinhodafflch / Instagram: @cursinhdafflch

Cursinho Social Flavi USP

O Cursinho Social Flavi USP, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, foi criado no ano 2000, com o lema: Plantando educação e colhendo eternos aprendizes. 

O cursinho está com vagas abertas para aulas na modalidade presencial e on-line em diversas disciplinas, entre elas: biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e sociologia. Ao todo, são 24 vagas reservadas ao turno vespertino e 23 ao noturno. As inscrições podem ser feitas pelo link até o dia 23 de fevereiro. Neste link, é possível encontrar o edital com mais informações sobre o processo seletivo do cursinho, o calendário de aulas e os assuntos exigidos em cada disciplina.

Contato: https://linktr.ee/Cursinhoflaviana / Instagram: @cursinhoflaviusp

Cursinho AtuaMente

O Cursinho AtuaMente, também ligado à Poli, fica no campus USP da cidade de Santos. Há oito anos, auxilia estudantes de baixa renda a serem aprovados nas principais universidades do País, como a USP, Unesp e Unicamp. 

O cursinho também possui vagas disponíveis para as disciplinas de matemática e química, na modalidade presencial. Os professores interessados podem entrar em contato pelo Instagram do cursinho @cpvam para agendar uma entrevista. As inscrições ficam disponíveis até o preenchimento das vagas.

E-mail: cursinho.atuamente@gmail.com

Cursinho Popular da Farmácia

O Cursinho Popular da Farmácia fica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. Foi criado em 2016, idealizado por sete alunos do curso de Farmácia-Bioquímica para atender alunos de baixa renda e que tenham todo o processo de escolarização em instituições públicas de ensino. 

Há vagas em diversas disciplinas para o período noturno, na modalidade presencial, como química, física, matemática, redação, geografia, inglês e gramática. No edital, é possível ver orientações gerais aos educadores candidatos, como o conteúdo a ser cobrado nas aulas, a quantidade de vagas disponíveis em cada disciplina e as normas para o processo seletivo. As pessoas interessadas podem se inscrever pelo link até o dia 12 de fevereiro.

Contato: https://linktr.ee/cursinhodafarma / Instagram: @cursinhodafarma

Cursinho Popular Hypatia de Exatas

O Cursinho Popular Hypatia de Exatas tem sede na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Desde 2017, busca reduzir as desigualdades educacionais e desmistificar o medo das matérias de exatas.

As vagas são para a modalidade on-line, nas disciplinas de química, física, matemática, redação e interpretação de texto. No edital, é possível encontrar orientações gerais aos candidatos sobre o processo seletivo, desde as inscrições aos resultados, além do conteúdo exigido nas aulas e a quantidade de vagas disponíveis para cada disciplina. As inscrições podem ser feitas pelo link até o dia 15 de fevereiro.

Contato: https://linktr.ee/hypatiacursinho / Instagram: @hypatiacursinho

Cursinho Popular da Medicina

O Cursinho Popular da Medicina foi fundado em 2008 por estudantes do grupo PET-Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Seu objetivo é contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior público e gratuito a alunos de baixa renda da rede pública de ensino.

O cursinho da FMRP está com o processo seletivo para professores voluntários unicamente voltado para a disciplina de biologia. Os candidatos podem se inscrever pelo link até o dia 13 de fevereiro. 

Contato: https://linktr.ee/cpm_fmrp / Instagram: @cpm_fmrp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.