Ciclo de palestras na USP discute ambientes de trabalho mais inclusivos

Profissionais que atuam no mercado apresentam boas práticas de gestão inclusiva nas organizações; encontros discutem etarismo, gordofobia e diversidade cultural nas empresas

 17/05/2023 - Publicado há 11 meses
Por
Construção de ambientes de trabalho mais inclusivos e diversos é pauta de palestras na FEA – Foto: Pexels

 

A partir do dia 18 de maio, a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP dará seguimento a rodas de conversa sobre diversidade e inclusão em espaços de interação pessoal e profissional. Os encontros tratam de culturas afro-brasileiras, diversidade, gordofobia e etarismo nas organizações. As três rodas de conversa são abertas ao público e ocorrem entre 18 e 31 de maio na FEA.

+ Mais

Curso educativo da USP sobre estigma relacionado ao peso corporal vence Congresso Brasileiro de Nutrição

No dia 18 de maio, o tema será Diversidade e Inclusão nas Organizações, com Camila Dias, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão na empresa multinacional de auditoria PwC. A gerente pretende debater as dificuldades de implantação de programas de atração e retenção de um público mais diverso nas organizações. O encontro ocorre às 21h20, na Sala A-05 da FEA. 

Nos dias 24 de maio, às 7h30, e 25 de maio, às 21h20, Fabiana Granzotti, gestora de projetos na empresa Maturi e especialista em diversidade etária, recrutamento e seleção de profissionais 50+, vai falar sobre Etarismo nas Organizações. Fabiana pretende mostrar as práticas que estão sendo utilizadas para a inclusão de profissionais mais velhos nos campos de trabalho. O encontro da manhã será na Sala A-07 e, no período noturno, na Sala A-05.

André Luis Silva – Foto: Lattes

As rodas de conversa se encerram com o tema Gordofobia e Inclusão, nos dias 31 de maio, às 7h30, na Sala A-07, e dia 1º de junho, às 21h20, na Sala A-05. A convidada será Jéssika Torquette, professora de educação infantil e especialista em gordofobia e inclusão. Jéssica discute os estereótipos e preconceitos associados a pessoas com sobrepeso. 

“Nosso objetivo é trazer cada vez mais debates sobre questões raciais, étnicas, de gênero, orientação sexual, culturais e neurodiversidade, presentes nos espaços de interação pessoal e profissional”, afirma André Luís Silva, do Departamento de Administração da FEA. Os temas propostos integram a disciplina eletiva em Gestão Inclusiva, sob a responsabilidade do docente. “O curso de gestão inclusiva oferece o contato direto com um grupo de participantes externos, cuja produção de conhecimento e práticas profissionais estão imersas, em diferentes frentes, na promoção da diversidade, equidade e inclusão na sociedade e organizações”, complementa o professor. 

Mais informações: cipfea@usp.br 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.