Bloco Afro Ilú Obá de Min realiza ensaio aberto no Museu de Arte Contemporânea da USP

Museu reúne a icônica obra “Viúva Negra”, de Alexander Calder, e o tambor de xangô, nas mãos das mulheres do bloco afro, no encerramento da programação da Clareira MAC USP

 02/02/2023 - Publicado há 1 ano
Apresentação do Bloco Afro Ilú Obá De Min – Foto: Aline Luz/Divulgação/Secretaria da Cultura de São Paulo

 

No próximo sábado, 4, das 14 às 17 horas, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP recebe, mais uma vez, um ensaio aberto do Bloco Afro Ilú Obá De Min. O evento marca o encerramento da programação da Clareira MAC USP 2022, espaço que recebe manifestações artísticas de diversas áreas em diálogo com as ações do museu. A entrada é gratuita.

+ Mais

Clareira do MAC exibe “Viúva Negra”, de Alexander Calder

“Clareira” do MAC faz São Paulo respirar arte

O ensaio do bloco acontece no contexto de uma programação dedicada ao artista Alexander Calder, que será encerrada no domingo (5), com a exposição em destaque da obra Viúva Negra (1948) e a apresentação do filme The view from the Widow (2021), de Carlos Issa, Marcius Galan e Newton Leitão. Viúva Negra foi recebida e montada no espaço da Clareira do museu, cedida em comodato pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) a quem ela foi doada pelo próprio artista. A obra é um dos móbiles icônicos da produção do escultor norte-americano, nascido em 1898 e famoso pelas numerosas figuras de arame suspensas no ar.

O lançamento da mostra Calder: Diálogos, no MAC, inaugurada no dia 5 de novembro e que segue em cartaz até 5 de fevereiro, é a primeira ação de um plano de gestão e conservação da obra de Calder pelo IAB São Paulo. O móbile Viúva Negra, com 3,5 metros de altura e 2 metros de comprimento, é tombado juntamente com o edifício do IAB-SP pelos órgãos de preservação municipal (Conpresp,2015), estadual (CONDEPHAAT, 2002) e federal (Iphan, 2015) como patrimônio cultural.

Ilú Obá De Min

Imagem: reprodução/Facebook Ilú Obá De Min

O Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a mulher. Foi fundado pelas percussionistas Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda com o objetivo de manter e divulgar a cultura negra no Brasil e o fortalecimento das mulheres negras.

O Bloco Afro Ilú Oba De Min é o projeto mais conhecido da instituição. Ilú Obá De Min significa “Mãos femininas que tocam tambor para Xangô”. O bloco tem sua bateria formada exclusivamente por mulheres que, desde 2005, saem em cortejo pelas ruas de São Paulo, reverenciando e enaltecendo a cultura afro-brasileira, além de destacar a participação e protagonismo das mulheres no mundo. Tradicional no Carnaval paulistano, este ano o Ilú Obá De Min vai para as ruas de São Paulo com o cortejo Akíkanjú: Pensamento e Bravura de Sueli Carneiro. O ensaio aberto no museu da USP é um dos últimos ensaios que antecedem a agenda de Carnaval do bloco.

 

MAC USP

5/11/22 a 5/2/23 – Calder: Diálogos
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301 – Ibirapuera
Telefone: (11) 2648.0254
Terça a domingo, das 10 às 21 horas
Entrada gratuita

Na tarde do sábado, 4, o acesso ao estacionamento do museu ficará fechado a partir das 13 horas. O acesso de pedestres permanece liberado.

Saiba mais:
http://www.mac.usp.br/mac/
http://instagram.com/mac_usp
https://www.facebook.com/usp.mac 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.