Associação de ex-alunos oferece bolsas para permanência de estudantes da USP, em Piracicaba

Processo seletivo avalia questões acadêmicas e socioeconômicas para conceder auxílio financeiro de um ano; no último edital 60 estudantes foram contemplados

02/05/2023 - Publicado há 12 meses
Patrícia Barbosa Nascimento e Vinicius Altafim são alguns dos estudantes contemplados pelo programa – Foto: Gerhard Waller

O Programa de Permanência Universitária Valdomiro Shigueru Miyada foi instituído em 2016 pela Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq), contemplando auxílio financeiro a alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. Para estar entre os contemplados, o estudante deve ter 80% de aprovação nas disciplinas cursadas no semestre anterior. No biênio 2022/23, foram concedidas 60 bolsas de R$ 400,00 e a meta para 2023/24 é contemplar 80 estudantes, reajustando o valor para R$ 500,00.

O estudante Vinicius Altafim, de 19 anos, ingressou em 2022 no curso de Engenharia Agronômica da Esalq. Em seu primeiro semestre, recém-chegado de Ilha Solteira (SP), teve que trabalhar para garantir seu sustento em Piracicaba. “Foi a maneira que eu encontrei para me manter na Esalq, mas isso tirava um pouco meu foco dos estudos”, afirma. No segundo semestre daquele ano, Altafim foi um dos contemplados do programa. “Com a bolsa eu abandonei o trabalho e pude me dedicar mais aos estudos e, consequentemente, meu desempenho melhorou”, completa.

Moradora da Casa do Estudante Universitário (CEU) da Esalq, Patrícia Barbosa Nascimento, estudante de Gestão Ambiental, também ingressou em 2022 e conseguiu estar entre os escolhidos para receber o auxílio. “Agradeço muito aos sócios da Adealq que permitiram a oferta dessa bolsa. O dinheiro que eu ganho já me ajudou em muitos gastos do dia a dia, como medicamentos, produtos de higiene e limpeza e o material escolar desse início de ano”, afirma a estudante.

Homenagem

O programa foi batizado com o nome de Valdomiro Shigueru Miyada em homenagem ao docente aposentado, que lançou a ideia quando ainda era presidente da Adealq, na década de 1980. “Fiz meu PhD nos EUA e a associação dos ex-alunos de lá sempre concedia bolsas aos alunos ingressantes e outros com alguma necessidade financeira. Então lancei essa ideia aqui, mas na época foi muito difícil articular essas doações. Agora fico muito satisfeito em ver que essa nova gestão conseguiu concretizar a iniciativa”, conta.

O processo de seleção e concessão do auxílio segue critérios acadêmicos e socioeconômicos. A seleção é realizada pelo Serviço de Promoção Social e Apoio Estudantil/Divisão de Atendimento à Comunidade, da Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz. Como se trata de um auxílio de permanência estudantil, muitos ingressantes são contemplados e o aluno deverá apresentar relatório de atividade acadêmica no final de cada semestre.

Para o atual presidente da Adealq, Marcelo Luiz Marino Santos, a ação é uma forma dos ex-alunos contribuírem com a permanência dos atuais estudantes da Esalq. “A nossa comunidade esalquiana é muito orgulhosa e grata dos tempos que passamos na Esalq. Sabemos que a convivência aqui constrói um excelente profissional para a sociedade. Queremos que os nossos futuros colegas, que tenham dificuldade em se manterem aqui, tenham esta oportunidade e aproveitem”, afirma.

Para viabilizar a concessão das bolsas, a Adealq faz a captação de parte dos recursos através de seus 800 sócios mantenedores. Em 2022, a associação contou com apoio de pessoas físicas, além de doações de turmas de egressos, empresas e repúblicas estudantis. “Para o período de julho de 2023 a junho de 2024 vamos incrementar o valor para R$ 500,00 por mês e por bolsa, assim acompanhando os reajustes de outras bolsas organizadas pela USP. Aumentaremos graças ao apoio dos patrocinadores, apoiadores e aos sócios mantenedores da Adealq que contribuem para a viabilidade destas bolsas”, afirma o presidente da Adealq. A publicação do próximo edital deve ser realizada em breve, porém ainda não há confirmação de data.

Mais informações sobre a Adealq e como contribuir com a projeto: https://www.adealq.org.br/bolsas-de-estudo.

Com informações de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq