“Vira e Mexe” exibe músicas marcadas pela sofrência

Programa da Rádio USP exibe forrós que tratam do sentimento que mistura sofrimento e carência

 07/12/2020 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 5 de dezembro de 2020, que apresentou forrós que falam de sofrência.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
O cantor Flávio José, um dos maiores representantes da sofrência no forró – Foto: Reprodução

Há um jeito de cantar a sofrência – neologismo formado pelas palavras sofrimento e carência – que se expressa perfeitamente no forró. Por isso, o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou no dia 5 passado forrós marcados por esse sentimento, que também é designado pelo termo “dor de cotovelo”.

Entre os cantores apresentados no programa está Flávio José, talvez o maior símbolo da sofrência no forró. Outros artistas ouvidos em Vira e Mexe são Santanna, Mariana Aydar, Cezinha, Flávio Leandro e os grupos Ó do Forró e Dois Dobrado, por exemplo.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.