USP promove seminário sobre arquivos e memória

Arquivo Geral da USP promove ciclo de debates nesta sexta-feira, dia 9

07/06/2017 - Publicado há 7 anos
O arquivo permanente da Universidade possui documentos oriundos de diversos institutos. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos, o Arquivo Geral da USP, em parceria com outras instituições ligadas ao tema, promove o seminário Arquivos, Cidadania e Multiculturalismo, no dia 9 de junho, das 14h às 18h, no Auditório do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Com a participação do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, o Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq) e instituições ligadas à documentação e memória, o seminário promoverá mesas de debate sobre cidadania, multiculturalismo, perfis e cultura de arquivos.

Em sua primeira edição, a Semana Nacional de Arquivos faz parte de uma série de palestras e ciclos de diálogos, distribuídos pela capital, que buscam promover o intercâmbio entre profissionais da área e fomentar ações conjuntas referentes à difusão, valorização e proteção dos acervos arquivísticos. Além disso, o objetivo é mostrar para a sociedade a importância estratégica da organização e preservação de seus arquivos.

A preservação de documentos – e da memória – é a tarefa do Arquivo Geral da USP – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
A data foi instituída pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos e remete à criação do referido Conselho pela Unesco, em 1948. Mesmo em seu princípio, as celebrações estão previstas para ocorrer anualmente, sempre em meados de junho. Todas as instituições que abrigam serviços de arquivos nacionais estão aptas a organizar e a participar de atividades ligadas à área.

O seminário Arquivos, Cidadania e Multiculturalismo acontece dia 9 de junho, das 14h às 18h, no Auditório do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Rua Voluntários da Pátria, 596, Santana, em São Paulo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste endereço. Para mais informações sobre a programação, ligue (11)2089-8123 ou acesse.