USP promove mais uma edição da “Semana Roseana”

Evento acontece de 28 de setembro a 2 outubro, no canal do Youtube da Oficina de Leitura Guimarães Rosa

 25/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 28/09/2020 as 11:50
Por
Arte: Gabriella Radoll e Marília Silveira – FFLCH

Em 1956, alguns meses antes de publicar Grande Sertão: Veredas e dez anos depois de sua estreia literária, João Guimarães Rosa lançou Corpo de baile. A obra, dividida em dois volumes, reúne sete novelas – que mais tarde seriam redistribuídas em três livros: Manuelzão e Miguilim, No Urubuquaquá, no Pinhém e Noites do sertão – “uma obra estética moderna que trata de experiências ligadas à tradição vivida por sujeitos situados no sertão brasileiro”, como observa o crítico húngaro Paulo Rónai. A Narração, Canção e Poesia como elementos de transformação em Corpo de Baile é tema de uma mesa-redonda, que integra a Semana Roseana, que acontece de 28 de setembro a 2 de outubro, das 15 às 20 horas, no Canal do YouTube Oficina de Leitura Guimarães Rosa IEB-USP. Promovida pela Oficina de Leitura Guimarães Rosa, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, o evento é gratuito e inclui vídeos e podcasts diários (sempre às 10 e 14 horas, respectivamente), além de ser entremeado por narrações e música.

Na abertura, no dia 29 de setembro, a partir das 15 horas, será realizado o IEBnário Puras Misturas, com as professoras Diana Vidal (diretora do IEB), Rosa Haruco Tane (coordenadora da Oficina de Leitura Guimarães Rosa) e Sandra Vasconcelos (Departamento de Letras Modernas). Na sequência, acontece uma Live com Dôra Guimarães, professora do Grupo de Contadores de Estórias Minguilim, de Cordisburgo (MG), cidade natal do escritor. Com mais de 20 anos e criado por sua tia Calina da Silveira Guimarães (prima de Guimarães Rosa), o grupo é formado por crianças, adolescentes e adultos, e trabalha um rico repertório que inclui trechos de obras de Guimarães Rosa, desde o primeiro livro, Sagarana até o último, Magma. A mediação é de Silvia Pinheiro, professora de contadores de estórias Arvoreta sobre Mário de Andrade.

Arte: Gabriella Radoll e Marília Silveira – FFLCH

No dia 29 de setembro, das 18 às 20 horas, acontece a mesa-redonda Corpo de Baile, com apresentação de Linda Yasbek Rivitti (frequentadora assídua da Oficina de Leitura da qual se tornou coordenadora), e participação dos pesquisadores Ana Lúcia Magela, Fabrício Cesar Aguiar e Valéria Carvalho, mediados por Cecília Marks. No dia 30 de setembro, a partir das 18 horas, serão realizadas duas Rodas de Leitura: Uma Estória de Amor – novela de Guimarães Rosa que gira em torno dos acontecimentos de uma festa na fazenda de Manuelzão, eixo para reflexão de sua velhice –, com participação especial do Clube do Livro do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação da professora Cláudia Soares; e Andrequicé, nome de um pequeno distrito da cidade de Três Marias, que a cada esquina é tomado pela obra de Guimarães Rosa – do restaurante Veredas até a Praça Uma Estória de Amor (coordenação de Bárbara Melgaço).

Arte: Gabriella Radoll e Marília Silveira – FFLCH

No dia 1º de outubro, das 15 às 17 horas, acontece mais um IEBnário, com apresentação do Arquivo e Biblioteca de Guimarães Rosa que, salvaguardo pelo IEB, reúne cerca de 20 mil itens, entre correspondência, periódicos, manuscritos literários e fotografias. Na sequência, das 18 às 18h30, acontece uma Live com Elisa Almeida, também professora do grupo Miguilim, tese de seu doutorado na UFMG; mediação de Alfredina Nery, professora de educação infantil aposentada. Por fim, no dia 2 de outubro, das 16h30 às 17 horas, outra Live traz o diretor do Museu Casa João Guimarães Rosa de Cordisburgo Ronaldo Alves, com mediação da professora Elni Elisa Willms, professora da Universidade Federal de Mato Grosso e especialista em Guimarães Rosa; encerrando a noite com um sarau.

A Semana Roseana Corpo de Baile será realizada de 28 de setembro a 2 de outubro, das 15 às 20 horas, com transmissão pelo Canal do YouTube Oficina de Leitura Guimarães Rosa IEB-USP; e os Iebnários, pela página do Facebook do IEB. Grátis, sem necessidade de inscrição

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.