USP Filarmônica abre a temporada de concertos de 2022

A série mensal “Concertos USP” começa na próxima terça-feira, dia 29, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto

24/03/2022 - Publicado há 2 anos
Concerto vai comemorar os 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 200 anos da Independência do Brasil – Foto: Cornélio Junior

Sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, a USP Filarmônica dá início à sua série mensal Concertos USP, em parceria com a Fundação Dom Pedro II, com apresentação gratuita na próxima terça-feira, dia 29, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP).

Comemorando os 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 200 anos da Independência do Brasil, a USP Filarmônica vai apresentar um programa dedicado à música popular brasileira antiga, repertório que é resultado das pesquisas inéditas do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em Ciências da Performance em Música (Cipem) da USP – iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP -, ligado ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O programa contempla inicialmente dois clássicos, o Concerto em Sol Maior para Dois Violões e Orquestra, de Antônio Vivaldi, e a famosa ária da Suíte Orquestral Número 3 em Ré Maior (BWV 1068), de Johann Sebastian Bach.

Repertório a ser apresentado no concerto inclui obras da música popular da Europa e do Brasil na época da Independência brasileira – Foto: Cornélio Junior

A partir daí o programa se torna temático, com paralelos entre a música popular da Europa e do Brasil à época da Independência. Serão apresentados o Fandango Castelhano e o Menuetto de Luigi Rodolfo Bocherini, ao lado de seus congêneres brasileiros, as composições anônimas Duas Modinhas Pradenses (cerca de 1820), cujos manuscritos se encontram na Lira Ceciliana de Prados (MG), Lundum (cerca de 1825), editado por Von Martius em Munique, e Lundum (cerca de 1835), editado pelos irmãos Laemmert no Rio de Janeiro. Por fim, duas obras do início do século 20, Valsa Caipira e Três Canções Folclóricas.

O primeiro concerto da temporada 2022 da USP Filarmônica terá solos dos professores Gustavo Silveira Costa (viola caipira) e Paulo Eduardo de Barros Veiga (violino) e dos estudantes Vitor Botelho Sampaio e Fernando Genari (violões), Larissa Santos (viola), Bruno William dos Santos (violoncelo) e Matheus Luís de Andrade (percussão), todos da FFCLRP, além do spalla especialmente convidado para esse concerto, Paulo Paschoal, violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Como sempre acontece nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sem apresentação de ingressos. Para entrar no Theatro Pedro II é necessário somente a comprovação das duas doses da vacina ou PCR negativo.

A USP Filarmônica: temporada de 2022, que começa no dia 29, prevê oito concertos, récitas de óperas e um espetáculo de balé – Foto: Vinícius Barros

A temporada da USP Filarmônica segue durante o ano de 2022 com pelo menos oito concertos, récitas de óperas e um espetáculo de balé (com a São Paulo Cia. de Dança) no Theatro Pedro II, além de apresentações, também gratuitas, pela série Filô & Direito Têm Concerto, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.

A agenda, pensada para comemorar também o centenário do compositor santista Gilberto Mendes (1922-2016), terá parceiros como a Academia Livre de Música e Artes (Alma), ensembles do Departamento de Música da FFCLRP e os corais dos campi de Franca e Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), além do novo Coral da FDRP. A programação completa está disponível no site da USP Filarmônica.

A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da FFCLRP, em parceria com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos campi da USP em Ribeirão Preto e São Carlos e com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

O concerto da USP Filarmônica acontece no dia 29 de março, terça-feira, às 20 horas, no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, centro, em Ribeirão Preto). Entrada grátis. É necessário apresentar comprovante de vacinação ou PCR negativo.