USP expõe “Vida e Verso em 4 Tempos”

Mostra de desenhos e poesias fica em cartaz até 31 de maio, no campus de Bauru, com entrada grátis

Editorias: Cultura - URL Curta: jornal.usp.br/?p=247304
A artista Cris Deziró e suas obras na exposição Vida e Verso em 4 Tempos – Foto: Giane Quintela

.
Vida e Verso em 4 Tempos é o nome da exposição do Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), que pode ser vista até o dia 31 de maio, no Centro Cultural do campus. A mostra exibe 38 trabalhos, entre poemas e desenhos de Cris Deziró, natural de São Manuel (SP), que reside em Bauru desde 1992.

É a primeira vez que Cris Deziró expõe seus trabalhos no Centro Cultural da USP. Sua proposta é expor um pouco do que já escreveu ao longo de mais de 30 anos e de sua experiência com a poesia.

A artista graduou-se em Letras no Instituto Municipal de Educação (Imes) de São Manuel, fez especialização na Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru, e mestrado em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), também em Bauru.

Atualmente é professora de Inglês em escola pública, mas já lecionou Português em escolas estaduais, particulares e em faculdades. Faz a poesia como um hobby, desenvolve projetos de poesias com seus alunos em sala de aula e participa do grupo bauruense denominado Expressão Poética.

O nome da mostra, Vida e Verso em 4 Tempos, foi escolhido por ser o mesmo nome do livro que lançou em 2018 pela Editora Canal 6, de Bauru. É um livro com 20 poesias e ilustrações, sendo cinco poemas para cada tempo da vida de uma pessoa: a infância, a juventude, a vida adulta e a terceira idade.

Na mostra da USP a artista uniu a poesia com a ilustração. Ela afirma que acredita no uso de linguagens artísticas variadas como um meio de chamar a atenção das pessoas. “Qualquer expressão artística é uma forma de a pessoa colocar para fora seus sentimentos, seus pensamentos, suas críticas e seus monstros interiores. É gratificante colocar para fora o que se sente, funciona como uma terapia”, afirma a artista.

Cris Deziró conheceu o espaço do Centro Cultural da USP em 2018 e gostou muito, em especial por ser um espaço cultural voltado ao meio acadêmico.

A exposição Vida e Verso em 4 Tempos fica em cartaz até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.