“USP Especiais” destaca a censura no teatro

Peças censuradas nos anos 50 e 60 e hoje depositadas no Arquivo Miroel Silveira foram tema do programa da Rádio USP

 04/09/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Helena Silveira, peças censuradas durante o regime militar, hoje guardadas no Arquivo Miroel Silveira da ECA, e Plínio Marcos – Fotomontagem: Obcom / ECA, Divulgação e Oficina Cultural Pagú

O programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, abordou o tema A censura a partir do Arquivo Miroel Silveira. Hoje depositado no Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo, o Arquivo Miroel Silveira reúne documentos ligados à censura prévia no teatro, datados dos anos 1920 até o fim da década de 60.

No programa, foram destacadas peças censuradas: O Crime do Poço, de Helena Silveira, de 1950, e Reportagem de um Tempo Mau, de Plínio Marcos, de 1965.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.