USP discute a produção de imagens na era das tecnologias digitais

Evento sobre as “x-realities” começa nesta sexta-feira com palestra do professor japonês Yoichiro Kawaguchi

 18/03/2021 - Publicado há 3 anos

Cena do vídeo do evento X-Reality USP 2021 – Ressignificação da Presença – Reprodução/X Reality USP

As imagens moldadas pelas novas tecnologias digitais – reproduzidas nas chamadas realidades virtual, expandida, imersiva, aumentada e mista, identificadas pela expressão x-reality – serão discutidas no evento X-Reality USP 2021 – Ressignificação da Presença, que acontece gratuitamente a partir desta sexta-feira, dia 19, e se estende até 28 de março, no site do evento. Já em sua segunda edição, o encontro é uma iniciativa do Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. “A pandemia de covid-19 nos mostrou uma completa ressignificação do sentido de presença no cotidiano das pessoas quando mudou toda nossa rotina e impulsionou o uso de aplicativos, dispositivos e várias ferramentas digitais na organização da vida e na forma como o humano se vê e se entende no mundo atual”, destaca o professor Almir Almas, coordenador do Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais e um dos organizadores do X-Reality USP 2021. “O momento é mais que oportuno para debater as potencialidades de x-reality no cotidiano.”

 O professor Almir Almas, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Foto: Divulgação/OQE

De 19 a 21 de março, o evento oferecerá 13 conferências, master classes, performances e conversas com especialistas em diferentes horários da manhã, da tarde e da noite. Entre os participantes estarão o artista de computação gráfica japonês Yoichiro Kawaguchi, professor da Universidade de Tóquio, no Japão, que fará palestra no dia 19, às 9h30, sobre o seu sistema de criação de imagens chamado Growth, e Mariá Raskusânova, curadora da mostra Raindance Immersive Stories do festival de cinema independente Raindance Film Festival, que falará também no dia 19, às 10h30, a respeito da curadoria daquela mostra em 2020. A programação completa das conferências e demais atividades está disponível neste link.

Além das conferências, o X-Reality USP 2021 vai promover duas mostras audiovisuais entre os dias 19 e 28 de março, intituladas Mostra Internacional Raindance Immersive Mostra Nacional. Nelas, serão exibidas obras que utilizam as realidades virtual, mista, expandida, aumentada e imersiva

“A Mostra Raindance Immersive oferece uma seleção de 20 filmes inicialmente selecionados para a janela Raindance Immersive Stories da edição 2020 do festival. A mostra apresentará ao público brasileiro uma reunião das melhores experiências imersivas realizadas internacionalmente entre 2018 e 2020″, destaca o texto de divulgação do X-Reality USP 2021, divulgado pela organização do evento. Já a Mostra Nacional exibirá 16 filmes em realidade virtual, realidade expandida, realidade aumentada e interatividade realizados por brasileiros.

Haverá ainda uma terceira mostra, que ficará em cartaz somente entre 25 e 28 de março. É o Festival Marte, que exibirá Clipes em 360º, uma seleção de oito videoclipes em 360º dirigidos por artistas do Brasil e do exterior. As obras exploram as potencialidades poéticas dessa tecnologia para a apreciação audiovisual da música.  

O evento X-Reality USP 2021 – Ressignificação da Presença, promovido pelo Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece a partir desta sexta-feira, dia 19, e se estende até 28 de março, neste site. O evento é grátis e aberto ao público, mas para receber certificado de participação é preciso se inscrever neste link. As master classes têm vagas limitadas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.