Conversas para refletir sobre o Modernismo nas artes hoje

Fapesp reúne especialistas para analisar o impacto da Semana de Arte Moderna de 1922

 11/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/02/2022 as 13:54
Por

" Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: gostarem de verdade da vida. Como não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida, cansam, ficam tristes ou então fingem alegria, o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste."​

Os amigos Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade não poderiam imaginar que, um século depois da Semana de Arte Moderna, as reflexões expostas em sua correspondência se tornariam tema de debates entre os maiores pesquisadores da arte e da cultura brasileiras.

Esses debates vão acontecer nesta quarta, quinta e sexta-feira (dias 16, 17 e 18), numa série de encontros gratuitos promovidos pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com transmissão ao vivo pela plataforma Youtube.

Nesta quarta-feira, dia 16, às 10 horas, será realizada a conferência O Modernismo no Contexto dos Estudos Brasileiros e da Agenda Cultural. A conferência será mediada pela professora Flávia Camargo Toni, vice-diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, e terá a participação de Telê Ancona Lopes, especialista em Literatura Brasileira e Professora Emérita do IEB, e de Walnice Nogueira Galvão, crítica literária, ensaísta e Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A conversa atravessa o oceano para ouvir Jacqueline Penjon, Professora Emérita da Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, na França, especialista em literatura, léxico e tradução e autora de diversos livros, como Littérature et Modernisation au Brésil (2004) e La Fête dans le Monde Lusophone: le Carnaval et son Cortège (2012).

Flávia Toni destaca a importância dos diálogos entre artistas e intelectuais. “Esses diálogos se multiplicam, a partir de 1922, pois são criadas muitas possibilidades de intercâmbio e fruição das artes”, observa. “Isso é uma realidade para São Paulo. Temos vários aspectos pouco conhecidos sobre a história da Semana de 1922 e sobre seus desdobramentos. Por isso as revisões são importantes e prolíficas.”

Passado e futuro dos Modernismos

Os debates sobre o Modernismo promovidos pela Fapesp terão continuidade na tarde da quarta-feira com o ciclo Modernismos, Passado e Futuro, que reunirá especialistas para falar de literatura, música, artes visuais, artes cênicas, fotografia e cinema. “O propósito é discutir o potencial da pesquisa nessas áreas, entendidas de maneira ampla e sintonizada com desafios contemporâneos”, explica a professora Esther Hamburger, da USP, que participou da organização dos debates com a diretoria científica da Fapesp, conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa da fundação.

Às 14 horas desta quarta-feira, dia 16, haverá a mesa-redonda Escrita, Arquivos e Ressignificações, que terá como tema a produção literária do Modernismo. Os participantes serão os professores Marcos Antonio de Moraes, da USP, Lígia Fonseca Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Pedro Meira Monteiro, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. A moderação será da professora Mirhiane Mendes de Abreu, da Unifesp. 

Ainda na tarde de quarta-feira, às 16h30, o professor Ismail Xavier, da USP, fará a conferência magna Modernismo e Cinema, com a moderação da professora Marta Arretche, também da USP.

Já na quinta-feira, dia 17, às 16 horas, a mesa-redonda Imagens, Migrações e Memórias terá a presença dos professores Thadeu Chiarelli, da USP, Robert Stam, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e Beatriz Jaguaribe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a moderação da professora Esther Hamburger.

Flávia Camargo Toni - Foto: Arquivo Pessoal
Telê Ancona Lopes - Foto: Arquivo Pessoal
Walnice Nogueira Galvão - Foto: Arquivo Pessoal
Jacqueline Penjon - Foto: Arquivo Pessoal

Finalmente, na sexta-feira, dia 18, às 16 horas, o tema Artes, Criação e Pesquisa será debatido em mesa-redonda que reunirá a professora Vera Siqueira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e os professores Fernando Iazzetta, da USP, e Renato Ferracini, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A moderação será da professora Maria de Fátima Morethy Couto, da Unicamp.

“Muito mais do que reminiscências históricas, as palestras e conferências analisarão o impacto do Modernismo na vida cultural, acadêmica e artística e estabelecerão paralelos com a sociedade atual”, disse o presidente da Fapesp e ex-reitor da USP Marco Antonio Zago, ainda segundo a nota divulgada pela assessoria de imprensa da fundação.

A conferência O Modernismo no Contexto dos Estudos Brasileiros e da Agenda Cultural e o ciclo de debates Modernismos, Passado e Futuro acontecem nesta quarta (às 10 horas, 14 horas e 16h30), quinta (às 16 horas) e sexta-feira (às 16 horas), com transmissão via plataforma Youtube. As inscrições devem ser feitas neste link. Grátis. A organização é da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.