Toninho Ferragutti e Sandra Fidalgo mostram novo CD na Rádio USP

Dupla lançou “Paisagem Verde” e foi entrevistada ao vivo no programa “Via Sampa”

 04/12/2019 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo a íntegra do programa Via Sampa Estúdio, da Rádio USP (93,7 MHz), que trouxe entrevista ao vivo, nos estúdios da emissora, com a cantora e compositora portuguesa Sandra Fidalgo e com o acordeonista, compositor e arranjador Toninho Ferragutti sobre o recém-lançado CD Paisagem Verde. O programa foi apresentado no dia 2 de dezembro de 2019.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Um programa divertido, com uma conversa gostosa e muita música bonita. Assim foi a edição do Via Sampa Estúdio, da Rádio USP (93,7 MHz) apresentada no dia 2 de dezembro de 2019. Transmitido ao vivo, o programa recebeu nos estúdios da emissora o acordeonista, compositor e arranjador paulista Toninho Ferragutti e a cantora e compositora portuguesa Sandra Fidalgo. Eles lançaram pela gravadora Borandá o CD Paisagem Verde, que traz 13 músicas na voz de Sandra, acompanhada por Ferragutti no acordeon. Já disponível nas plataformas digitais, o CD será lançado oficialmente no dia 18 de janeiro de 2020, em show no Sesc Jundiaí. O disco físico pode ser adquirido no site da gravadora Borandá.

Sandra Fidalgo e Toninho Ferragutti – Foto: Tarita de Souza / Divulgação / Borandá

Entre as músicas presentes no CD estão obras compostas por Sandra Fidalgo e por Toninho Ferragutti, além de canções da MPB e tradicionais portuguesas, inclusive o fado. No programa, eles apresentaram ao vivo algumas dessas músicas, como Na Volta que o Mundo Dá, de Vicente Barreto e Paulo Cesar Pinheiro, Caminho, de Sandra Fidalgo, e o fado Estranha Forma de Vida, de Alfredo Duarte e Amália Rodrigues. Outras composições presentes em Paisagem Verde e ouvidas em Via Sampa Estúdio foram 7×7, de Guinga e Aldir Blanc, com participação de Renato Braz, e Xote da Navegação, de Dominguinhos e Chico Buarque.

Sandra Fidalgo nasceu em Lisboa. Ela é filha de mãe portuguesa e de pai angolano, o jogador de futebol da seleção de Portugal, famoso nos anos 60, Yaúca. Iniciou sua carreira como cantora profissional aos 19 anos. Em 2006, lançou seu primeiro trabalho solo em Portugal, Diário Azul, com músicas de sua autoria. Em 2008, lançou Natural, também autoral. Agora foi seu terceiro CD, gravado em Portugal. No Brasil desde 2014, já participou de trabalhos com Rosa Passos.

Capa do álbum Paisagem Verde, de Sandra Fidalgo (voz) e Toninho Ferragutti (acordeon) – Foto: Reprodução / Borandá

Toninho Ferragutti já atuou em shows ao lado de artistas como Gilberto Gil, Sivuca, Dominguinhos, Marisa Monte, Dori Caymmi, Hermeto Paschoal e Elza Soares, entre vários outros. Gravou dez CDs solo e em parceria. Sanfonema e Festa na Roça foram indicados ao Grammy Latino em 2000 e 2014, respectivamente. Em 2017, o seu disco A Gata Café recebeu o 28º Prêmio da Música Brasileira, como melhor solista na categoria Música Instrumental.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.