Tenor Jean William se apresenta no Engenho dos Erasmos

Neste sábado, dia 26. às 15 horas, músico apresentará recital com árias de óperas famosas e música brasileira

 23/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por
O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP, localizado em Santos (SP) – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Neste sábado, 26 de maio, às 15 horas, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP, localizado em Santos, no litoral paulista, promove a apresentação do tenor brasileiro Jean William.

O tenor fará um recital com árias de óperas famosas, como Nessun Dorma (trecho do último ato da ópera Turandot, de Giacomo Puccini), e canções brasileiras de Villa-Lobos, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, além de compartilhar com o público momentos importantes de sua carreira como músico.

William quer oferecer aos presentes um “repertório que seja o mais acessível possível”, para “democratizar” a música erudita. “Tento sempre fazer um repertório que seja muito didático e, durante a apresentação, costumo conversar com o público, contar momentos em que eu cantei em teatro e falar de momentos da minha vida pessoal. Tento sempre aproximar o máximo possível o público do ambiente do espetáculo”, explica.

O artista

Com 31 anos de idade, Jean William possui uma vasta experiência profissional. Formado em Música, com habilitação em Canto e Arte Lírica, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, ele fez parte do projeto Vocalia de Milão (Itália), do Coral Paulistano Mário de Andrade e apresentou-se para milhões de pessoas durante a visita do papa Francisco ao Brasil, em 2013.

Também já se apresentou nos principais palcos musicais do Brasil e do exterior, como a Sala São Paulo, o Festival Internacional de Campos do Jordão e o Lincoln Center, de Nova York, nos Estados Unidos. Nos últimos anos, contribuiu com seu talento para grupos e artistas renomados da música erudita e popular, como as sopranos Luciana Serra e Denia Mazzola e o flautista William Bennet, além das cantoras Mônica Salmaso e Laura Pausini.

Com apenas 31 anos e vasta experiência como tenor, Jean William se apresenta no Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP – Foto: Acervo pessoal / Jean William

“Para mim é muito gratificante saber que através do meu talento e da minha formação pude galgar algum caminho profissional de certa notoriedade”, afirma William, natural de Sertãozinho (SP), vindo de uma família humilde e que sempre estudou em escola pública.

Tal situação social é enfatizada por ele para mostrar quão raro hoje é um jovem, nas mesmas condições em que ele vivia no passado, alcançar um espaço na música erudita contemporânea.

“Consegui conquistar um lugar no mercado de trabalho nacional e internacional, sabendo que, de um modo geral, o estudante negro de escola pública tem que se dedicar mais cedo ao trabalho. O que eu mais espero é que mais jovens que tenham histórias relacionadas ou parecidas com a minha possam encontrar essa notoriedade, não só no meio artístico mas em todas as outras profissões”, declara.

Programa Portas Abertas

A apresentação do tenor é parte do Programa Portas Abertas, do Engenho dos Erasmos, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária  (PRCEU) da USP. O Portas Abertas é destinado ao público de todas as idades e inclui cursos de difusão, exposições, saraus, palestras, encontros e oficinas, dentre outros.

Segundo André Miller, educador do Engenho dos Erasmos, “as atividades vêm recebendo público crescente ao longo da última década e contribuem com as demais ações de salvaguarda e preservação do Engenho, permitindo que o local seja visitado e conhecido por um número cada vez maior de pessoas, tornando esse antigo engenho de açúcar um espaço de reflexão e produção de conhecimento”.

Apresentação ocorre no auditório do Engenho São Jorge dos Erasmos, uma das bases avançadas de cultura e extensão universitária da USP – Foto: Divulgação / Monumento Nacional Engenho São Jorge dos Erasmos

Para ele, o “enorme talento de Jean William e sua emocionante trajetória profissional, de superação através da música” vão ao encontro dos objetivos do Programa Portas Abertas, que busca oferecer ao público “um calendário educativo-cultural de qualidade, diversificado e dinâmico”.

A apresentação do tenor Jean William será neste sábado, dia 26, às 15 horas, no Engenho dos Erasmos (Rua Alan Cíber Pinto, 96, Vila São Jorge, em Santos). Entrada grátis. As inscrições devem ser feitas no site do Engenho dos Erasmos. Mais informações pelo telefone (13) 3229-2703 e pelo e-mail ruinasengenho@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.