Softwares fortalecem formação profissional em Cinema na USP

Alunos usam as ferramentas nos computadores pessoais através de licenças cedidas por empresa norte-americana

29/10/2020 - Publicado há 3 anos
Foto: software Movie Magic Scheduling – Foto: site https://www.ep.com/movie-magic-budgeting

Há cerca de dez anos, numa parceria realizada entre o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a empresa norte-americana Entertainment Partners, os estudantes do curso de Audiovisual da ECA utilizam gratuitamente os softwares Movie Magic Scheduling e Movie Magic Budgeting. Com o fechamento obrigatório de todos os laboratórios da Universidade durante a pandemia de covid-19, inclusive o Laboratório de Mídias Audiovisuais, as ferramentas continuaram a ser utilizadas nos computadores pessoais dos alunos devido às licenças cedidas pela empresa até fevereiro de 2021, sem nenhuma contrapartida. A parceria e a cessão das licenças ocorreram através do professor Luiz Dantas, da ECA.

O professor Almir Almas: “Ao utilizar essas ferramentas, colocamos os alunos num nível profissional” – Foto: Divulgação/OQE

Para o chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA, professor Almir Almas, é muito importante que os alunos continuem utilizando ferramentas tão importantes como essas neste momento de pandemia. “A necessidade de softwares como esses estão cada vez mais evidentes na produção cinematográfica atual, e ao utilizar essas ferramentas colocamos os alunos em um nível profissional, ou seja, eles estão aprendendo em um ambiente real de produção”, afirma Almas. Além disso, o professor destaca a importância dos acordos realizados pelo professor Dantas, que é também presidente da Comissão de Produção do departamento, informando que o CTR está sempre em busca de novas parcerias, seja de agências de fomento, seja de empresas privadas, que contribuam com a aprendizagem.

“O software Movie Magic Scheduling é de padrão mundial e usado por todas as equipes de direção e assistentes de direção para fazer o planejamento de filmagem”, afirma Dantas, acrescentando que é uma ferramenta fundamental para a formação de um assistente de direção que trabalha no mercado de filmes e séries. “O software serve para montar o que chamamos de mapa de produção”, explica o professor. Segundo ele, é possível fazer a análise técnica da produção, ou seja, tudo o que envolve a produção de um roteiro, figurinos, objetos de cena, locações, quantidade de câmeras, por exemplo, para organizar um plano de filmagem.

O professor Luiz Dantas: “O software Movie Magic Scheduling é de padrão mundial e usado por todas as equipes de direção e assistentes de direção para fazer o planejamento de filmagem” – Foto: Academia.edu

Entre os maiores benefícios da ferramenta, como ressalta Dantas, está o fato de checar várias vezes as informações, além de gerar um canal de comunicação para toda a equipe – que pode ter de 12 a 250 pessoas – sobre todos os elementos da produção. “É um software que ajuda a organizar e manter controle sobre tudo, até mesmo nos desenhos de continuidade”, garante. Além disso, funciona como um grande banco de dados que, a partir da inserção de informações relativas à produção das cenas, organiza de forma mais racional a filmagem. Como lembra o professor, as filmagens são realizadas fora de ordem, como por locações, e o software torna seu plano de filmagem mais eficiente.

Segundo Dantas, os softwares Movie Magic Scheduling e Movie Magic Budgeting (que se refere à elaboração de orçamento de uma produção audiovisual) são usados no curso de Administração e Produção Audiovisual 2, no quarto semestre, e também de forma mais restrita no curso de Produção 3, no oitavo semestre.

Só para se ter uma ideia da economia gerada com a parceria: o Movie Magic Scheduling tem um custo regular de US$ 489,00 por instalação e de US$ 185,00 para uma licença acadêmica (estudantes e professores), e o Movie Magic Budgeting oferece licenças por uso mensal de US$ 29,99 ou anual de US$ 239,88 e a licença educacional (estudantes e professores), a um custo anual de US$ 119,88 – mas há descontos educacionais. O professor ainda chama a atenção para o objetivo da aprendizagem da ferramenta: “Não é ensinar como usar o software, mas entender a lógica de produção”.  Além disso, afirma, os estudantes saem do curso mais bem qualificados para o mercado cinematográfico.