Seminário nesta semana marca lançamento do livro “Exu”

Obra publicada pela Editora da USP será lançada nesta quinta-feira, dia 15, no Centro Maria Antonia da USP

 13/09/2022 - Publicado há 2 anos
Capa do livro que será lançado pela Editora da USP nesta quinta-feira – Foto: Reprodução

 

Publicado pela Editora da USP (Edusp), o livro Exu – Um Deus Afro-Atlântico no Brasil será lançado nesta quinta-feira, dia 15, a partir das 14 horas, no Centro Maria Antonia da USP. Com 672 páginas, a obra é de autoria do professor Vagner Gonçalves da Silva, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Uma representação de Exu – Foto: Reprodução/livro Exu – Um Deus Afro-Atlântico no Brasil

O lançamento inclui um seminário, que terá a participação de Vagner Silva, educadores e líderes de religiões afro-brasileiras. Em duas mesas-redondas, serão discutidos temas como a representação de Exu no candomblé nagô e no candomblé angola, a presença do orixá na escola e no carnaval e intolerância e racismo religioso no Brasil hoje. Às 18 horas haverá coquetel.

Em Exu – Um Deus Afro-Atlântico no Brasil, Vagner Silva mostra, na primeira parte, as transformações que o culto a Exu sofreu ao entrar em contato com outros sistemas religiosos no Brasil e, na segunda parte, a conflituosa relação das igrejas neopentecostais com a divindade africana, que revela características da sociedade brasileira hoje – entre elas, intolerância religiosa, desqualificação das religiões afro-brasileiras e racismo. Na terceira e última parte do livro, o professor reproduz 183 mitos sobre Exu, extraídos de compilações publicadas em português, inglês, francês e espanhol desde o final do século 19 – como destacou o Jornal da USP, em matéria publicada em agosto passado (leia aqui).

+ Mais

O gorro de Exu continua a espalhar confusão entre as pessoas

O lançamento do livro Exu: Um Deus Afro-Atlântico no Brasil, do professor Vagner Gonçalves da Silva, publicado pela Editora da USP (Edusp), será lançado nesta quinta-feira, dia 15, a partir das 14 horas, no Centro Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258/294, Vila Buarque, em São Paulo). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-4149 e pelo e-mail edusp.divulga@gmail.com.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.