Semana de Arte e Cultura em São Carlos recebe propostas de trabalhos

Inscrições para evento, que acontecerá em setembro, vão até este domingo, dia 25

Editorias: Cultura - URL Curta: jornal.usp.br/?p=267042
O Coral da USP São Carlos – Foto: Divulgação/coraldausp.sc.usp.br

.
Até este domingo, dia 25 de agosto, estão abertas as inscrições para artistas e grupos que queiram apresentar seus trabalhos na 24ª Semana de Arte e Cultura da USP em São Carlos, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de setembro. Podem se inscrever artistas ligados a diferentes linguagens: artes visuais, música, dança, audiovisual (fotografia, vídeo e cinema), literatura, circo, teatro, artes performativas e artes integradas. O tema do evento neste ano é Lugares Possíveis.

As propostas devem ser encaminhadas à comissão organizadora da Semana de Arte e Cultura através deste endereço: https://forms.gle/1hStDG89qcye3bZ96. Podem ser feitas propostas para oficinas práticas e teóricas em todas as linguagens, com duração de uma a quatro horas, para os públicos adulto e infantil. Essas oficinas ocorrerão no período da tarde nas áreas I e II do campus de São Carlos.

As ações artísticas nas áreas de artes visuais, dança, vídeo, teatro, fotografia, literatura, circo e artes performativas serão apresentadas também nas duas áreas, entre 16 e 21 de setembro, das 14 às 18 horas.

No que se refere a audiovisual, serão selecionados, prioritariamente, filmes em curta-metragem realizados por alunos de graduação e de pós-graduação do campus de São Carlos, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) – todos da USP – e do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). As exibições dos curtas selecionados acontecerão na 1ª Mostra Audiovisual Semana de Arte e Cultura USP, no dia 19 de setembro, no período da noite.

Trabalhos na área da música serão apresentados nas duas áreas do campus de 16 a 20 de setembro, entre 12 e 14 horas, com duração de até 40 minutos.

Na área de teatro e/ou dança (encenações), serão priorizados espetáculos que possam ser apresentados em espaços abertos (“espetáculos de rua” ou “espetáculos para a rua”). Os trabalhos selecionados serão exibidos no dia 20 de setembro, entre as 12 e as 14 horas, na área I, ou a partir das 19 horas.

As inscrições nas demais linguagens serão inseridas na programação de acordo com a agenda geral, e serão considerados dias e horários sugeridos pelos proponentes.

A 24ª edição da Semana de Arte e Cultura da USP será realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O grupo que coordena as atividades de cultura e extensão do campus de São Carlos é formado pelos dirigentes das Comissões de Cultura e Extensão Universitária das cinco unidades de ensino e pesquisa instaladas naquele campus (Escola de Engenharia de São Carlos, Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Instituto de Física de São Carlos e Instituto de Química de São Carlos), do Centro de Difusão Científica e Cultural (CDCC), do Centro Cultural da Prefeitura do Campus de São Carlos, do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (Caaso) e do Teatro da USP de São Carlos.

De acordo com a comissão organizadora, cada proposta será analisada quanto à sua qualidade, pertinência social e viabilidade, e poderá receber apoio financeiro para realização. A ajuda de custo não prevê cachê, mas somente gastos com transporte, alimentação e hospedagem (se necessários). O resultado será divulgado no dia 28 de agosto.

Mais informações sobre a 24ª Semana de Arte e Cultura da USP em São Carlos podem ser obtidas pelo e-mail semana.artecultura.usp.saocarlos@gmail.com e no Facebook: https://www.facebook.com/events/620141781728142/

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.