“Revista USP” recebe nota máxima em lista prévia de avaliação da Capes

Periódico da Universidade é situado com A1 na lista de pré-classificados para avaliação em agosto e setembro

24/07/2019 - Publicado há 5 anos
A Revista USP é uma publicação trimestral da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

A Revista USP, publicação da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP,  recebeu a nota A1 para as suas publicações entre 2017 e 2018 no Qualis Referência, a lista prévia de revistas classificadas para as avaliações dos coordenadores de áreas em conjunto com coordenadores de programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. A organização é feita pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se da maior nota que pode ser alcançada por um periódico acadêmico científico avaliado pela Capes, que, com as novas regras estabelecidas, varia a nota até o estrato C.

A avaliação Qualis Periódicos é o sistema de análises sobre as revistas acadêmicas no Brasil. Ela serve como classificação de produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Neste ano de 2019, a diretoria da Capes anunciou mudanças no processo. Anteriormente a revista era analisada a partir das áreas em que era citada, como em Administração ou História, por exemplo. Isso garantia diferentes notas, criando oscilações nas mesmas publicações. Agora, a classificação é de maneira única, ou seja, o periódico recebe uma qualificação que vale para o conteúdo todo, sem distinção de área mencionada.

Segundo a Capes, dentro desse processo de mudança foi criado o Qualis Referência: uma lista com as revistas e suas notas preestabelecidas pela diretoria, seguindo os novos critérios. A planilha ainda será analisada pelos respectivos coordenadores nos chamados Seminários de Meio-Termo, que acontecerão nos próximos dois meses. A partir daí, será divulgada a lista final que, segundo a fundação, pode sofrer ajustes, se forem necessários.

Para a avaliação, foram utilizados indicadores bibliométricos, que consideram o número de citações do periódico dentro de três bases internacionais: Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (ìndiceh5). Além da quantidade de citações, foi usado um “modelo matemático” não especificado pela Capes.

A lista foi disponibilizada aos coordenadores citados e veiculada em reportagem do jornal Gazeta do Povo, do Paraná. Procurada pelo Jornal da USP, a Capes explicou seus processos de mudanças na avaliação do Qualismas não encaminhou a lista de periódicos com a justificativa de que só irá divulgá-la “após os seminários de meio-termo, quando for em caráter definitivo”.

Em circulação desde 1989, a Revista USP é publicada a cada três meses. Ela é definida como uma “revista cultural de caráter ensaístico, multidisciplinar e sem preconceitos”. Contando com diversos colaboradores – que são professores e pesquisadores da USP e de outras universidades do Estado e do País -, ela busca abordar todas as visões e tendências. Todo seu conteúdo científico, envolvendo as humanidades e as culturas, é disponibilizado na internet para download através do site.

Francisco Costa, editor da Revista USP de 1994 a 2019 – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O jornalista Francisco Costa, que foi editor-chefe da revista de 1994 até o último dia 24 de julho, explica que uma das funções das publicações é, justamente, “dar voz aos professores da USP e de outras universidades”. Ao lado do editor-executivo Jurandir Renovato, conta que no fechamento de cada edição havia o “frio na barriga” por produzir um conteúdo científico de qualidade. “É e sempre será um desafio. Ficamos nos perguntando: como é que vamos fazer? E fazemos. Receber essa nota A1 do Qualis é uma alegria, sem dúvida. A chegada a um novo status e com a responsabilidade de manter essa nota.”

Em 2014, a revista ganhou o Prêmio Destaque Especial da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA) pela seção intitulada “Arte”. A revista conta com a seção “Dossiê”, carro-chefe que desenha o tema que será tratado na edição, além de páginas destinadas a artigos sobre diferentes assuntos.