Revista sobre jornalismo alternativo lança novo número

Fausto, Facebook e Flamengo integram publicação dedicada ao jornalismo popular, independente e contra-hegemônico

21/01/2019 - Publicado há 5 anos

A revista Alterjor, publicação semestral do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (Alterjor) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, lança em janeiro sua 19º edição, completando dez anos de existência.

Dedicada a temas excluídos da grande imprensa, a revista tem foco em mídias independentes e livres que se voltam para o interesse público e a democratização da informação. On-line e gratuita, a publicação disponibiliza todos os seus volumes neste link.

Luciano Maluly, cofundador da revista Alterjor
– Foto: USP Imagens

Em sua primeira edição de 2019, a revista fala sobre O mito de Fausto no Cinema. O professor do centro universitário Fiam-Faam, Valdir Baptista, trata das muitas versões cinematográficas da lenda alemã, feitas por diretores europeus na segunda metade do século 20. Já em Pessoas, perfis e histórias de Berlim, o jornalista e doutor pela ECA Enio Moraes Júnior apresenta as histórias de cinco moradores lusófonos da capital alemã.

Na seção Entrevistas, o destaque é o encontro de dois professores de fotojornalismo da ECA. Wagner Souza e Silva entrevista Atílio Avancini sobre sua carreira como professor e fotógrafo, trazendo reflexões sobre educação, arte e trajetória profissional. Em outra conversa, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Rafael Duarte Oliveira Venancio fala com o músico Edu Kneip, que compôs o disco Vencer vencer vencer, inspirado nas vitórias do Flamengo na década de 1970, criando um storytelling musical da trajetória do time carioca.

A doutoranda da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro Juliana Muller entrevista Arthur Dapieve sobre os festivais cariocas dos anos 1980, o rock brasileiro da época e seus desdobramentos na música popular brasileira. Já a história do jornalista Fernando Pacheco Jordão é relembrada em Memória, com texto da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Valquíria Kneipp.

A revista traz também “O contrato de comunicação estabelecido entre o Fab Lab Livre SP e os internautas de sua página no Facebook”,  artigo da doutoranda pela ECA Ana Beatriz Tuma sobre comunicação organizacional digital via Facebook.

A publicação abriga ainda artigos sobre a adaptação da mídia esportiva (“Inovação no jogo da ESPN Brasil” e “O noticiário da seleção brasileira na era Tite”) e também sobre radiojornalismo, com textos de Carlos do Amaral, Edione Abreu, Felipe Parra e Sergio Quintanilha.

Sobre a linha editorial da revista, o professor da ECA Luciano Maluly, um de seus fundadores, comenta que “o objetivo era disponibilizar um espaço aberto para publicar artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e outras formas de publicação que fugissem dos estudos voltados ao jornalismo hegemônico dos grandes conglomerados do Brasil e do exterior”, relembra.

A atual edição da revista Alterjor pode ser encontrada aqui.