Rádio USP toca “Odeon” e outras obras-primas de Ernesto Nazareth

Programa “Olhar Brasileiro” destaca a arte do pianista e compositor carioca

 02/02/2021 - Publicado há 9 meses
O pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth (1863-1934) – Foto: Wikimedia Commons

 

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 31 de janeiro de 2021, que destacou a obra do pianista e compositor carioca Ernesto Nazareth (1863-1934).

A delicadeza, a graça e a exuberância da obra do compositor carioca Ernesto Nazareth (1863-1934) – um dos grandes gênios da história da música brasileira – foram o destaque do programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 31 de janeiro passado.

O programa ofereceu aos ouvintes obras de Nazareth executadas por diferentes intérpretes. O pianista carioca Antonio Adolfo, com acompanhamento de oito músicos, apresentou as composições Perigoso, Tenebroso, Vitorioso, Feitiço, Não Caio Noutra e Apanhei-te Cavaquinho. O instrumentista mineiro Waldir Silva (1931-2013), ao lado de 13 músicos, tocou Brejeiro, Quebradinha, Famoso, Bambino e Odeon. Já o Grupo Choro & Companhia exibiu Catrapus, Jangadeiro, Fora dos EixosCacique e Suculento.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.