Rádio USP mostra os sons populares da Colômbia

Programa “USP Especiais” toca cúmbia, bambuco, currulao e outros ritmos típicos colombianos

 18/03/2019 - Publicado há 5 anos
A cúmbia é a música nacional da Colômbia – Foto: Wikipedia

As músicas típicas da Colômbia foram o destaque do programa USP Especiais, transmitido nos dias 1º e 2 de março de 2019 pela Rádio USP (93,7 MHz).

No programa, foram apresentadas composições ligadas aos vários ritmos daquele país, como a cúmbia, o bambuco e o currulao.

A cúmbia é a música nacional da Colômbia. Gaitas e tambores fazem parte da instrumentação dessa música, que se espalhou pela América Latina e hoje é apreciada também em vários países.

De ritmo moderado, o bambuco é típico da região andina colombiana e traz elementos da cultura quéchua. O currulao remonta ao período escravagista da Colômbia e tem esse nome em referência aos tambores de origem africana cununao, que não podem faltar na dança.

O programa é o segundo episódio da série Que Ritmo é Esse? Sons da América Latina, produzida pelo Grupo de Estudos Radiofônicos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A série teve início com um programa sobre a música do Peru (ouça aqui).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.