Rádio USP mostra a representação LGBT na música brasileira

Programa “USP Especiais” destaca artistas pouco conhecidos, como Tuca, e famosos, como Chico Buarque

 04/07/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O programa USP Especiais, que foi ao ar nos dias 29 e 30 de junho pela Rádio USP (93,7 MHz), destacou músicas que de alguma forma se relacionam com o mundo LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros).

Renato Gonçalves – Foto: Arquivo pessoal

O programa teve a participação de Renato Gonçalves, mestre pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP e autor do livro Nós Duas – As Representações LGBT na Canção Brasileira, publicado em 2016.

Capa do livro Nós Duas, de Renato Gonçalves – Foto: Reprodução

Gonçalves apresentou canções e artistas mencionados no seu livro, entre eles a cantora e compositora paulista Tuca (1944-1978), uma “pioneira” de quem, segundo o autor, se ouvem ecos em Ana Carolina, tanto pelo timbre quanto pela temática. “Ela é uma artista que foi totalmente apagada da história”, disse Gonçalves. “Ela precisa ser muito estudada.”

Marina Lima, Antônio Cícero, Ney Matogrosso, Cássia Eller e Chico Buarque de Holanda são outros artistas citados por Gonçalves, também destacados no programa USP Especiais.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.