Rádio USP mostra a arte do violeiro Ivan Vilela

Programa “USP Especiais” destaca os 20 anos do álbum “Paisagens”, uma das grandes produções do músico

05/06/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

A obra do compositor e violeiro Ivan Vilela – professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – foi o tema do programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 29 de maio de 2019. O programa – o primeiro de dois episódios sobre Vilela – destacou os 20 anos do álbum Paisagens, lançado em 1998, uma das grandes produções do compositor.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

O professor Ivan Vilela – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Paisagens é o primeiro trabalho solo de Ivan Vilela. Indicado ao Prêmio Sharp em 1999 como Revelação Instrumental, traz composições e arranjos do professor da USP.

Com 17 faixas, o álbum inclui músicas de Vilela como Pra Matar a Saudade de Minas, Armorial, Cururu Pra São João e Valsa Para Viver um Grande Amor, além de clássicos da música como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e Saudade de Minha Terra, de Goiá e Belmonte.

Nascido em Itajubá (MG), Vilela se formou em Composição Musical na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também fez o mestrado em Música. Em 2011, obteve o doutorado em Psicologia Social pela USP, com a tese Uma História Social da Música Caipira.

Essa edição de USP Especiais foi uma reapresentação do programa originalmente transmitido no dia 2 de novembro de 2018.