Rádio USP exibe músicas ouvidas no Brasil nos séculos 16 e 17

Programa “USP Especiais” apresentou o CD “Teatro do Descobrimento”, de Anna Maria Kieffer

 22/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 10/09/2018 as 13:45
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), que foi ao ar nos dias 15 e 16 e de junho, destacou o CD Teatro do Descobrimento, produzido pela pesquisadora Anna Maria Kieffer e pelo grupo Anima. Lançado em 1999, o CD traz músicas ouvidas no Brasil nos séculos 16 e 17, trazidas pelos colonizadores ou compostas na colônia por nativos ou estrangeiros.

Teatro do Descobrimento, série Memória Musical Brasileira – Foto: Divulgação / Demian Golovaty via estúdio darshan, 2016

No programa, foram apresentados os dois primeiros blocos do CD, que tem três blocos, intitulados “A Viagem”, “Terra Brasilis” e “A Flauta de Matuiú”. Entre as músicas exibidas estão Cantos Tupinambás, citados pelo missionário francês Jean de Léry em Histoire d’un voyage faict en la terre du Brésil, de 1595, o Salmo 130 (De profundis), do reformador alemão Martin Lutero, citado pelo aventureiro alemão Hans Staden em Warhaftige Historia und Bescheibung, de 1557, e ¿Quien te visitò Isabel?, do padre José de Anchieta, com letra de Francisco de Salinas, publicada em De Musica libri septem, de 1577.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

O programa USP Especiais, que destacou o CD Teatro do Descobrimento, de Anna Maria Kieffer e grupo Anima, teve locução, roteiro e montagem de Gustavo Xavier, pesquisa e roteiro de Amanda Ferraresi e voz adicional de Mário Sant.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.