Rádio USP destaca a voz da resistência à ditadura salazarista

Vida e obra do cantor e compositor português Zeca Afonso são tema do programa “USP Especiais”

 30/04/2019 - Publicado há 5 anos
Zeca Afonso – Foto: via Wikimedia Commons / Domínio público

A vida e a obra do cantor e compositor português José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (1929-1987), conhecido popularmente como Zeca Afonso, foram tema do programa USP Especiais, transmitido nos dias 26 e 27 de abril pela Rádio USP (93,7 MHz).

Intitulado José Afonso – Os Cantares do Andarilho, o programa mostrou que Zeca Afonso se transformou na voz da resistência portuguesa à ditadura de António Salazar, que culminou na chamada Revolução dos Cravos, deflagrada no dia 25 de abril de 1974. Na madrugada desse dia, uma canção do compositor – Grândola, Vila Morena -, transmitida pela Rádio Renascença, foi a senha final para que o movimento de capitães do Exército português saísse à ruas e derrubasse o governo, mudando a história de Portugal. A música começa com a seguinte estrofe:

Grândola Vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti ó Cidade

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

José Afonso – Os Cantares do Andarilho foi produzido por Fábio Cintra (pesquisa, roteiro e apresentação) e Gustavo Xavier (voz adicional, edição e montagem).

A partir de maio, o programa USP Especiais passa a ser transmitido sempre às quartas-feiras, às 21 horas, com reapresentação aos sábados, às 20 horas, pela Rádio USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.