Rádio USP comemora os 300 anos dos “Concertos de Brandenburgo”

Obras foram dedicadas em 1721 pelo compositor alemão Johann Sebastian Bach ao margrave Christian Ludwig

 15/04/2021 - Publicado há 3 anos
A dedicatória em francês de Bach ao margrave Christian Ludwig, que acompanhou a partitura dos Six Concerts avec Plusieurs Instruments, título original dos Concertos de Brandenburgo – Foto: Reprodução

 

A partir deste final de semana, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), vai comemorar os 300 anos dos Concertos de Brandenburgo, obras instrumentais do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) oferecidas em 24 de março de 1721 ao margrave Christian Ludwig, de Brandenburgo, então uma corte pertencente ao reino da Prússia. O programa vai ao ar neste sábado, dia 17, com reapresentação no domingo, dia 18, sempre às 9 horas.

Ao longo de seis programas, Manhã com Bach vai apresentar os Six Concerts avec Plusiers Instruments (Seis Concertos com Vários Instrumentos), nome original em francês das peças que depois viriam a ser conhecidas como Concertos de Brandenburgo: o Concerto Número 1 em Fá Maior (BWV 1046), o Concerto Número 2 em Fá Maior (BWV 1047), o Concerto Número 3 em Sol Maior (BWV 1048), o Concerto Número 4 em Sol Maior (BWV 1049), o Concerto Número 5 em Ré Maior (BWV 1050) e o Concerto Número 6 em Si Bemol Maior (BWV 1051).

Além de exibir essas composições, o programa vai apresentar comentários sobre elas extraídos do livro Bach – The Brandenburg Concertos, escrito pelo musicólogo britânico Malcolm Boyd – um dos grandes especialistas em Bach do século 20 – e publicado pela Cambridge University Press em 1993.

Com as partituras das seis peças, Bach enviou ao margrave uma dedicatória, escrita também em francês. Nela, o compositor cita que encontrou o nobre alguns anos antes e que este lhe encomendou algumas peças de sua autoria. “Segui vossas mais graciosas ordens e tomei a liberdade de me dispensar da minha humilde obrigação para com Vossa Real Alteza com os presentes concertos que adaptei para vários instrumentos, implorando a Vossa Real Alteza não julgar suas imperfeições pelo padrão desse refinado e delicado gosto musical que todos sabem que vós possuis, mas antes aceitar, com benigna consideração, o profundo respeito e a mais humilde devoção que eu tento demonstrar por estes meios”, escreveu Bach.

Dedicado à divulgação da música de Bach, Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições de Manhã com Bach ficam disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.