Rádio USP comemora o aniversário de São Paulo

Nesta terça-feira, dia 25, às 12 horas, programa “Sonhos Paulistanos” traz músicas que contam a história da cidade

 24/01/2022 - Publicado há 2 anos
Vista panorâmica da Avenida Paulista – Foto: Leonardo Aguiar/Flickr

 

Nesta terça-feira, dia 25, a cidade de São Paulo completa 468 anos. Para comemorar a data, a Rádio USP (93,7 FM) apresenta, às 12 horas, o especial Sonhos Paulistanos, produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran. Dividido em seis blocos e com duas horas de duração, o programa reúne músicas novas e antigas que cantam e contam a história da cidade, além de depoimentos de professores da USP sobre sua relação com a capital paulista e poesias de autores que traduziram São Paulo em versos.

Uma das professoras da USP que falam no programa é Olgária Matos, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. “Eu tenho paixão pela cidade de São Paulo”, diz Olgária. “Tenho uma relação visceral porque não é uma cidade fácil de ser amada, mas é justamente por essa necessidade de você escavar aquilo que ela tem de surpreendente e inesperado, e de você encontrar absolutamente todos os mundos, todas as cidades aqui nesta cidade, que São Paulo tem uma força e uma beleza. São Paulo exige mais da gente.”

No programa, entre outras histórias, Omar Jubran lembra a chegada do geógrafo francês Pierre Monbeig, em 1935, no Porto de Santos – contratado para ser professor da então recém-fundada Universidade de São Paulo -, contada pelo próprio professor.

O programa especial Sonhos Paulistanos, da Rádio USP, vai ao ar nesta terça-feira, dia 25 – aniversário de 468 anos de São Paulo -, às 12 horas. A Rádio USP pode ser ouvida em 93,7 MHz (São Paulo) e 107,9 MHz (Ribeirão Preto) e também via internet, através deste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.